quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Já temos o número de assinaturas necessárias para votar plebiscito



Melhor notícia política não poderia ser dada: o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão (SP), anunciou nesta 2ª feira (ontem) que o partido e as legendas aliadas já têm o número de assinaturas parlamentares necessárias para apresentar o projeto de decreto legislativo (PDL) que, aprovado, possibilitará realização do plebiscito sobre a reforma política.

As bancadas de PT e as aliadas de PSB, PDT e PC do B começaram a coletar as assinaturas para apresentação do PDL depois que o Congresso inviabilizou a proposta inicial de plebiscito para a reforma política, apresentada pela presidenta Dilma Rousseff em respostas às manifestações registradas a partir de junho em todo o país.

Pois agora vem do PT e dos partidos aliados do governo nova resposta às ruas. Durante debate ontem, em São Paulo, entre os candidatos à presidência nacional do PT, o deputado Rui Falcão informou que os quatro partidos já conseguiram ultrapassar as 171 assinaturas, mínimo necessário para a tramitação do PDL do plebiscito.

Pesquisas confirmam: maioria dos brasileiros é a favor da reforma política

Rui adiantou, ainda, que o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), apresenta a proposta amanhã. No plebiscito, os partidos programam levar à decisão popular perguntas sobre o financiamento de campanhas; a possibilidade de participação via internet em projetos de lei de iniciativa popular;  e a unificação da data das eleições – todas num mesmo dia para escolha de vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e suplentes, governadores e vices e do presidente da República.

Esta conquista do número de assinaturas suficiente para viabilizar o plebiscito é uma expressiva vitória dos partidos e uma demonstração prática da luta pela reforma política travada pelo governo, PT e partidos aliados, que como todas as pesquisas indicam e comprovam tem amplo apoio popular.

Pesquisa feita pelo IBOPE em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, publicada no último domingo, atestou que a maioria dos brasileiros é favorável à reforma política e que, nada menos que 53% dos eleitores são a favor do fim do financiamento privado (doações de empresas) de campanhas eleitorais, uma das maiores fontes de corrupção, e sua substituição pelo financiamento público.

A tarefa agora é levar o PDL a votação. Para que o  plebiscito seja aprovado são necessários 257 votos favoráveis à proposta na Câmara. Então, à luta, mãos à obra: agora é mobilizar a sociedade para exigir sua votação. Uma bela e eficiente forma de conquistar sua aprovação é realizar manifestações representativas dentro da Câmara dos Deputados e em Brasília.

Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário