sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Escola Municipal Falcão Freire desenvolve projetos com alunos e comunidade, mesmo esquecida pelo municipio.


                                                           Alunos da escola.


A Escola Municipal Francisco Falcão Freire, fundada em 16/10/1986, está situada na Rua Olimpio Maciel, próxima a lagoa das pedras, hoje a escola funciona em dois turnos: Matutino e Vespertino e possui mais de 380 alunos que estão divididos e matriculados em turmas que vão da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.

Mesmo sem ajuda dos órgãos competentes e com toda dificuldade existente a direção, junto aos funcionários da escola (professores, coordenadores, asg's, vigias, etc) e voluntários vem desenvolvendo um trabalho brilhante através de projetos com seus alunos e que envolve toda comunidade onde a escola está situada.

Em desabafo a professora da escola, Luziane diz que:

"A principal dificuldade é a falta de estrutura e espaço. É lamentável ver esse "coliseu"! Um espaço como este aqui em frente a escola, em que foi investido muito dinheiro público, não pode ficar assim abandonado e virando mais um elefante branco! Seria mais proveitoso se no local, tivesse sido construido um novo prédio pra escola, com mais espaço e estrutura para que pudéssemos desenvolver nossos projetos de uma melhor forma"

A diretora da escola, a senhora Fábia citou alguns projetos desenvolvidos na escola, entre eles estão:




Sacola Literária – Projeto onde a cada dois dias através de sorteio, uma criança é escolhida para levar uma sacola com livros para ler com os pais em casa;

Biblioteca Itinerante – Mala com livros, que é levada até os alunos para que os mesmos escolham os livros de sua preferência, para ler, incentivando e despertando o hábito de ler nos alunos;

Falcão Feliz – Apresentações culturais com os alunos. Nesse projeto a cultura brasileira é despertada nos alunos através de apresentações culturais, como: pastoril, peças teatrais, girassol, foca, etc. A diretora Fábia ainda afirma que cada turma tem uma apresentação.


Alunos durante a apresentação do pastoril.

As apresentações culturais é de responsabilidade da professora Maria da Conceição Silva que conta com o apoio essencial do coreografo e voluntario Dário Dantas, juntos estão desenvolvendo projetos muito importantes e diferentes com os alunos da escola.

"Apesar de que não tem estrutura, a escola envolve a comunidade em alguns momentos como no são joão, dia das mães, etc. Não temos apoio algum da prefeitura municipal, no são joão por exemplo

Todos os alimentos do balaio junino e comidas típicas vendidas nas barracas são fruto de doações dos funcionários: Professores, asg’s, coordenadores, vigias, etc. E todo dinheiro arrecadado é investido no dia das crianças, esse ano por exemplo nós iremos levá-los para um dia de lazer diferente, num clube." Frisa a diretora Fábia.

Agora resta saber até quando a situação na escola vai continuar dessa maneira, sem apoio algum da prefeitura de Macaíba, onde os funcionários precisam tirar dos próprios salários (que cá pran ós, é muito baixo) os recursos financeiros para desenvolver projetos que deveriam ser apoiado e financiados pelo poder público não só na Falcão Freire, como em todas as escolas da rede municipal de ensino.

Com a  palavra o secretário de Educação do Município e o senhor Drº Fernando Cunha prefeito de nossa cidade.

Billy Jean.
Estudante e blogueiro.

 

2 comentários: