quarta-feira, 24 de julho de 2013

Governo do Estado descumpre decisão judicial e não convocará concursados

O Governo do Estado descumpriu decisão judicial de convocar 1.200 professores e profissionais de suporte pedagógico para as escolas estaduais do RN. A decisão, que foi emitida em dezembro do ano passado, determinava que fossem convocados 1.200 profissionais, mas apenas 600 foram contratados em maio deste ano. Os 600 restantes deveriam ser chamados no prazo de 60 dias (3 de julho), o que não ocorreu.

Nesta semana o Governo afirmou que não vai convocar os 600 professores restantes. De acordo com matéria publicada pelo jornal Tribuna do Norte na última quinta-feira (18), a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, disse que os outros 600 só serão chamados “se for estritamente necessário”.

O deputado Fernando Mineiro (PT) diversas vezes questionou o Executivo sobre a convocação dos professores concursados e contribuiu para mediar a discussão entre a categoria e a Secretaria de Educação (SEEC). O parlamentar defende que o Estado convoque os profissionais em sua totalidade e demonstra preocupação com o agravamento da situação da educação no estado, devido ao descumprimento da decisão. “Muitas escolas estão funcionando sem professores de diversas disciplinas, além de enfrentar problemas de estrutura física”, disse Mineiro. “O Gov.Rosa.Dem mais uma vez contraria uma decisão judicial que beneficia a população do RN. Isso demonstra o descaso e despreparo da governadora em gerir o estado”.

A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), Fátima Cardoso, afirma que faltam professores em escolas do interior do estado. “A convocação de mais de 600 nem seria suficiente”, avalia. Em seu site o Sinte/RN questiona: “E os alunos como ficam diante disso? Desde o início que as escolas padecem com a falta de professores”.
 
Fonte: Com informações da Tribuna do Norte e Sinte/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário