sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dia Nacional de Luta em Natal é marcado por tranquilidade nos protestos

O ato do “Dia Nacional de Luta” promovido por manifestantes, integrantes de sindicatos, associações e autônomos, reuniu cerca de 8 mil pessoas nesta quinta-feira (11) em Natal. O protesto teve foco na luta por melhorias nos serviços públicos e contou com a participação de categorias nas áreas de saúde, universitários e servidores públicos.
No início da manhã, os manifestantes se reuniram no cruzamento das Avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho e seguiram em passeata pela BR-101 até a Avenida Roberto Freire. Durante o percurso pelas principais avenidas da cidade, os manifestantes fizeram intervenções em viadutos e protestaram na sede do poder executivo estadual.

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal acompanharam o protesto durante todo o percursos e fizeram desvios de rota para os motoristas que trafegavam pelo local. A orientação era que os motoristas optassem pelas ruas e avenidas alternativas, pela Via Costeira e pelas vias do Campus Universitário.

Com faixas e cartazes os manifestantes e servidores da saúde de todo o Estado cobraram melhorias do Governo Estadual. Durante a passeata, grupos de todo o Estado participaram do protesto cobrando infraestrutura para atendimentos nos postos de saúde, melhorias nos hospitais regionais com ampliação de leitos e material para atendimento.

O protesto foi marcado também pela atuação da Polícia Militar que montou barreiras de fiscalização e abordou manifestantes durante o trajeto. Uma parte dos manifestantes tentou protestar em frente a Governadoria, onde a chefe do executivo Rosalba Ciarlini cumpria expediente, mas foram impedidos pelos militares. Apesar de não ter ocorrido confronto direto, militares da Cavalaria e do Batalhão do Choque ficaram de prontidão no local durante o protesto.

Durante o protesto a mobilidade urbana foi alterada com diminuição da frota de ônibus circulando pela cidade e recolhimento de ônibus nas garagens das empresas. Foi necessário e desvio de rota de ônibus, alternativos e carros particulares já que a Polícia Rodoviária Federal interditou a BR-101 e um trecho da Avenida Roberto Freire. Após o término do protesto, os ônibus voltaram aos poucos a circular pelas rotas tradicionais.

Comércio
O dia de protestos em Natal não alterou o funcionamento da maioria das lojas do comércio de Natal, principalmente nos centros comerciais da Cidade e Alecrim. No centro da cidade, as lojas abrirão normalmente, mesmo com movimento de clientes reduzido e permanecem com horário de fechamento inalterado.

No percurso do protesto, as lojas optaram em parte pela abertura e outra parte pelo fechamento. Os supermercados, shoppings, universidades e algumas lojas colocaram tapumes de proteção e outros, continuaram com as portas abertas. 

O protesto durou cerca de cinco horas e mesmo com chuva, os manifestantes não desistiram de caminhar pelas avenidas da cidade. Houve um princípio de tumulto, contido pelos policiais que faziam a segurança do local. Os manifestantes encerram o protesto nos arredores do supermercado Favorito, que fica na Avenida Roberto Freire.

A participação dos integrantes na manifestação foi marcada pela pluralidade dos grupos formados por feministas, universitários, ciclistas, ambientalistas, cada um com uma bandeira diferente e apenas um ponto em comum: a vontade de mudar e melhorar os serviços públicos.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário