sexta-feira, 1 de março de 2013

Texto em resposta as Criticas feitas ao governo cubano e ao enaltecimento da democracia liberal.


Talvez fosse interessante promover um momento presencial para dialogar sobre o tema, inclusive debater o conceito de democracia e qual modelo atende aos interesses do povo na sua plenitude. Numa democracia que concentra os meios de comunicação nas mãos de algumas famílias de empresários, submetidos à lógica do mercado, existe liberdade expressão? Uma democracia liberal que prega a liberdade individual, porém os meios de produção material e imaterial são de grupos privados? Que democracia é essa? Bom, mas "tudo tem base legal".

Vejam quem são os guardiões da lei e a serviço de quem eles atuam. Vale lembrar o episodio do ministro Gilmar Mendes, que garantiu diversos habeas corpus ao banqueiro
Daniel Dantas. É preciso aprofundar o debate sobre o modelo de democracia liberal. Sou contra qualquer tipo de ditadura, mas é no mínimo estranho ver a blogueira cubana ao lado de políticos herdeiros e defensores de assassinos e torturadores do período da ditadura militar.

O capitalismo vive sua crise cíclica, que explodiu no berço desse modo produção econômico, os EUA. Os levantes sociais recentes, como o Occupy Wall Street e as ondas de manifestações na Europa, iniciadas na Grécia, berço da democracia ocidental, suscitam novos paradigmas. A sociedade clama por mudanças. Não por acaso presenciamos a ascensão de candidatos à presidência dos seus países oriundos dos movimentos de esquerda, principalmente na America Latina, Central e Caribe, como é o caso de Peru, Nicarágua, Bolívia, Venezuela, Uruguai, Brasil e Equador (Honduras e Paraguai tiveram seus presidentes eleitos democraticamente retirados à força do poder, em golpes patrocinados pelos EUA).


Alguns ideólogos mais apressados, defensores da democracia liberal, já haviam decretado o “fim da historia”, tese defendida por Francis Fukuyama no inicio da década de 1990. A crise do capitalismo fez muitos pseudo-intelectuais revirarem os baús empoeirados para reler as obras do velho Marx. É interessante saber que o espectro do comunismo atormenta e amedronta os decadentes representantes da velha ordem.


Att.:

Jair De Lima Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário