sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Metrópole Digital anula prova com texto que cita Dilma Rousseff

Projeto de inclusão social e digital, pesquisa e inovação tecnológica foi elaborado por Rogério Marinho (PSDB), que apoia José Serra para presidente.


A coordenação do Metrópole Digital decidiu anular a prova de Cidadania aplicada neste domingo (17) e conceder pontuação total a todos os alunos que fazem parte do projeto. A prova anulada trouxe um texto que, "com o objetivo de investigar a consciência ética", citava a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Segundo um dos 1.200 estudantes que realizou a prova, e que preferiu não se identificar, “o texto deixava claro e evidente uma crítica aos políticos do PT, inclusive, citando o nome de Dilma e concluindo com a ideia de que os petistas são desonestos”.

Em nota, a coordenação do Metropole Digital explica o motivo da anulação da avaliação. “A prova [...] continha dizeres que não condizem com o caráter acadêmico e de imparcialidade política com a qual o projeto Metrópole Digital tem sido conduzido desde o seu início”, diz trecho da nota.

O Metrópole Digital foi elaborado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB), que garantiu emendas no valor de R$ 43 milhões para a execução do projeto. Rogério apoia José Serra (PSDB), candidato adversário de Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República.

Apesar da coincidência, a coordenação do projeto reforça que o “Metrópole Digital é um projeto que está sendo executado independentemente pela UFRN [...]. Portanto, em nenhum momento existiu ou irá existir interferência externa aos professores, tutores e monitores que fazem parte do projeto”.

Saiba mais
O Metrópole Digital tem o objetivo de promover a inclusão social e digital, pesquisa e inovação tecnológica e incubação de empresas de base tecnológica. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os primeiros 1.200 alunos que realizaram a prova anulada já fazem parte do projeto. Eles concluíram o nível básico e a prova era para passar para o nível avançado.

Neste nível, os estudantes podem decidir sobre sua área de atuação, que pode ser desenvolvimento de hardware (eletrônica) ou software (programação de sistemas).

Os alunos também recebem uma bolsa mensal de incentivo de R$ 161,00.

Nota da coordenação do Metrópole Digital sobre prova anulada:

Prezados Alunos,

Na 1ª prova da MD, a prova de cidadania apresentou um texto que instigava a consciência de ética de cada um, mas que infelizmente, também continha dizeres que não condizem com o caráter acadêmico e de imparcialidade política com a qual o projeto Metrópole Digital tem sido conduzido desde o seu início. Logo que foi identificado o problema, a coordenação anulou a prova de Cidadania, dando a pontuação total a todos os alunos.

A coordenação gostaria de reforçar que o projeto Metrópole Digital é um projeto que está sendo executado independentemente pela UFRN por cerca de 80 pessoas que foram selecionadas seguindo critérios de caráter unicamente acadêmicos. Portanto, em nenhum momento existiu ou irá existir interferência externa aos professores, tutores e monitores que fazem parte do projeto. Sendo assim, reforçamos que o problema na prova de cidadania deveu-se à falha no processo de elaboração e que, em nenhum momento, deveu-se a influência externa à banca de elaboração da prova.

Pedimos desculpas pelo inconveniente que o texto em questão possa ter causado a alguns alunos e refutamos a utilização de tais textos no exercício da democracia brasileira.

Atenciosamente,
Coordenação da Metrópole Digital
Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário