sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A foto que choca e envergonha o RN



Essa cena chocante circulou nesta terça-feira (18) por chats (espaço de conversação na internet) entre médicos que exaltavam  indignação e revolta.

Angustiados, comentavam que estão vivendo “medicina de refugiados”.

- “Dessa vez o Governo ultrapassou todos os limites”, disse um juiz.

A foto foi parar nas redes sociais e ampliou o forte sentimento de indignação.

Foi tirada na noite de ontem no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Hospital Santa Catarina, o segundo maior da capital dos magos-horrorizados. De responsabilidade do governo estadual.

E pensar que o secretário de Saúde, Isaú Gerino, foi diretor geral do referido hospital e o atual coordenador administrativo da Sesap (que compra, licita e contrata) também foi diretor do Santa Catarina.

Até quando assistiremos passivamente mortes anunciadas se confirmando, falta de atendimento e atendimento indigno nos hospitais públicos do RN???

Senadinho de Macaíba.

Macaíba: nota de Esclarecimento Sobre as Eleições‏

Nota de Esclarecimento sobre as eleições municipais para diretor de escola em Macaíba

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba e a Associação de Pais de Alunos das escolas do Município de Macaíba, vem a público informar:

1 – Não temos buscado partidarizar o processo de ensino e aprendizagem neste Município, temos sim, buscado discutir políticas públicas e cidadania;

2 – No dia 10 de dezembro de 2012, a Prefeita do Município de Macaíba, Dra. Marília Dias, decretou de acordo com a Lei Orgânica do Município e legislação específica, as eleições diretas para diretor e vice-diretor;

3 – O Sindicato e a Associação de Pais, se sentiram na obrigação de garantir o processo de escolha de diretores e vice-diretores, por assim entender que a democratização do ensino brasileiro, começa também com estas iniciativas;

4 – Só mesmo os representantes destas entidades, seu representantes legítimos, é que se encontram autorizado a falar a respeito deste processo;

5 – Cabe a Prefeitura de Macaíba ajudar ao exercício da cidadania, mas quem busca garantir tem que ser o povo. É por esta razão, que nós, que fazemos parte desta luta, estamos conduzindo este processo juntamente com a secretária de educação, Professora Maria Zilda de Souza e iremos garantir o processo e antes mesmo do final do ano, os diretores eleitores tomaram posse, sendo homologados pela Prefeita Marília Dias.

Assinam esta nota:

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE ALUNOS DO MUNICIPIO DE MACAIBA
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAL DE MACAIBA

Municípios serão obrigados a criar Portal de Transparência em 2013

Durante o encontro promovido pelo TCE e CGU realizado recentemente em Natal com os prefeitos eleitos e reeleitos uma informação importante sobre o Portal da Transparência foi dada pelo inspetor Francisco Nascimento, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ele abordou os aspectos necessários para uma gestão responsável, o que devem contemplar a estrutura organizacional, recursos humanos, materiais e financeiros do município.

Também enfatizou que o prazo para a disponibilização de dados da prefeitura na internet, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal, será encerrado em 27 de maio de 2013. “A partir desta data, todos os municípios terão que ter o seu portal da transparência”, disse Francisco Nascimento.

Senadinho Macaíba.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

No interior do RN, rebanho não resiste e morre de sede e fome




A TRIBUNA DO NORTE voltou esta semana às cidades visitadas em maio passado. O cenário é praticamente o mesmo. Intacta, mesmo, a esperança do sertanejo.

Preparar a forragem do gado foi substituído pela espera da ração distribuída pelo Governo do Estado. A coleta do leite se manteve, mas em menor escala, tendo em vista que o número de animais diminuiu drasticamente e os que ficaram pouco dão leite. Por último, organizar a produção do assentamento passou a ter novas obrigações. Transportar cadáveres de bois e vacas até o cemitério improvisado pelos colonos, viagens ao escritório do Banco do Nordeste de Caicó para tentar financiamentos, entre outros afazeres. Francisco das Chagas e seus 62 vizinhos fazem parte de um grupo crescente no interior do Rio Grande, o grupo daqueles que dependem quase que exclusivamente da política assistencial do poder público para persistir em seu trabalho.

Hoje pelos menos 17 mil agropecuaristas do Rio Grande do Norte contam com a ajuda de instituições públicas para manter o rebanho e a produção. O número à primeira vista impõe respeito, mas se intimida diante do universo geral de produtores do Estado. Segundo dados do Idiarn, existem hoje mais de 48 mil criadores de gado registrados no Estado. Pouco mais de três mil são atendidos pela distribuição de sorgo e milho do Governo do Estado, segundo dados da Emater. Além disso, cerca de 14 mil produtores compram milho a um preço abaixo do mercado através da Conab.

Segundo os próprios atingidos, é por conta de números como esses que a situação das comunidades rurais no interior do Estado pouco mudou desde o início da estiagem. A TRIBUNA DO NORTE visitou várias cidades em maio e registrou as dificuldades encontradas por conta da seca. Francisco das Chagas foi um dos entrevistados. Sete meses depois a situação pouco mudou. “Temos menos bichos morrendo, mas isso é porque boa parte do rebanho morreu naquela época”, lamenta o criador. Até dezembro cerca de 50 animais morreram no assentamento Seridó.

Instituto de Miguel Nicolelis passa por crise e questionamentos



Após o êxodo de cientistas em julho de 2011 e mesmo contando com larga verba federal, o Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN) passa por uma crise de produtividade científica ao mesmo tempo em que seu principal nome, o neurocientistas Miguel Nicolelis, é alvo de questionamentos de colegas de renome internacional. Desde que de mais de 90 pesquisadores, técnicos e alunos migraram para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o IINN não publicou trabalhos científicos novos e ainda viu seu índice H (que mede a qualificação científica e acadêmicas com base em publicações e citações) cair para uma média de 3,8, número muito aquém ao defendido como aceitável pelo próprio Nicolelis. As informações são de reportagem deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo.
A crise científica do IINN se reflete em questionamentos feitos por pares acadêmicos a Nicolelis. Em sua maioria, os cientistas e pesquisadores ouvidos pela reportagem do jornal reconhecem a excelência da qualificação do neurocientista, mas criticam que o trabalho seja realizado em solo americano.

A Associação Alberto Santos Dumont para apoio à Pesquisa (AASDAP), de natureza privada, responsável pela administração do IINN e presidida por Nicolelis, tem garantidos R$ 41 milhões em recursos pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); os críticos, no entanto, ressaltam que o neurocientista, que é titular da universidade americana de Duke, não tem vínculo empregatício com nenhuma instituição de ensino nacional. Ele seria figura pouco presente no próprio IINN, cujas visitas ocorreriam mais por motivos políticos, como fotos ao lado de ministros, do que por razões profissionais.

Senadinho  Macaíba.

Um exemplo a ser seguido

Na manhã de hoje (14), manifestantes protestaram contra aumento salarial para vereadores e prefeitos da cidade Natal. O protesto foi realizado na diplomação dos vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos para a próxima legislatura.

“Estamos com esse termo para os vereadores assinarem se posicionando contra o aumento salarial, porém, foram poucos os que assinaram (Hugo Manso, do PT, Amanda Gurgel, do PSTU, Sandro Pimentel e Marcos, ambos do PSOL, e George Câmara, do PC do B). Alguns vereadores, por sinal, chegaram até a ser grosseiros, perguntando de forma irônica se a gente sabe quanto ganha um juiz. Respondemos que sabemos o quanto ganha um trabalhador, que foram os que colocaram eles lá”, afirmou Jéssica Regis, uma das líderes do movimento, composto basicamente por estudantes.

Informações O Jornal de Hoje

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Macaíba: moradores clamam por água



O site recebeu um e-mail de um morador relatando a falta de água em um conjunto de casas que foram entregues recentemente. Essa Vila de casas fica próximo a Morada da Fé. Os moradores do Conjunto estão tendo que pegar água em uma Granja vizinha que tem um poço tubular e até mesmo colaborando com a proprietária com dinheiro para suprir a sua própria necessidade com a falta de água.

O internauta pede encarecidamente que o pessoal da Caern ou até mesmo os órgãos competentes se conscientizasse e a acabasse com o sofrimento desse povo em relação à reposição de água com urgência.

Senadinho Macaíba.

Macaíba: Polêmica

Depois da matéria divulgada no O Jornal de Hoje e transcrita pelo Senadinho Macaíba, na cidade de Macaíba (Grande Natal) não se fala em outra coisa, há não ser no “aumentozinho insignificante” de 50% que Câmara aprovou pelo placar de nove a zero, aumentando o salário do prefeito, vice-prefeito e ainda para os vereadores, o procurador geral do município, os secretários municipais e os diretores da administração indireta para o período da Legislatura de 2013 a 2016.

Os edis que aprovaram o aumento já entrarão o ano em “alta” com a população macaibense, depois se acham injustiçados como os macaibenses lhe julgam, com uma altitude dessas querem ser julgados como? Na cidade os comentários são de que essa aprovação foi uma vergonha e sem necessidade, pois, os salários já estavam de bom tamanho, e se fosse para dar algum aumento seria justo aumentar os salários dos funcionários, no entanto, os edis que aprovaram o aumento não viram por este lado.
 
 
Túlio Santos – Senadinho Macaíba

Macaíba: prestação de contas de Silvan é desaprovada




Vereador Silvan

Justiça Eleitoral

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

5ª ZONA ELEITORAL

Espécie: Prestação de Contas

Processo nº 540-52 (Protocolo nº 863032012)


Interessado: SILVAN DE FREITAS BEZERRA
ELEITORAL - PRESTAÇÃO DE CONTAS – CANDIDATO A VEREADOR - ELEIÇÕES 2012 - RES. TSE Nº 23.376/2012 DO TSE – ARRECADAÇÃO RECURSOS FINANCEIROS SEM TRÂNSITO EM CONTA CORRENTE – REALIZAÇÃO DE DESPESAS SEM TRÂNSITO EM CONTA CORRENTE – TENTATIVA DE REGULARIZAR AS CONTAS MEDIANTE SIMULAÇÃO – COMPROMETIMENTO DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS - FALHAS QUE PREJUDICAM A REGULARIDADE E CONFIABILIDADE DAS CONTAS - DESAPROVAÇÃO.

Vistos, etc.

Cuida-se de prestação de contas de campanha eleitoral de SILVAN DE FREITAS BEZERRA, candidato eleito ao cargo de VEREADOR do município de Macaíba/RN, relativa às Eleições Municipais de 2012. Emitido Relatório Preliminar para Expedição de Diligências, pela Unidade Técnica, (fls. 72/74), foi o candidato notificado (fls. 75), apresentando resposta no prazo concedido (fls. 76/81). Retornados os autos à Unidade Técnica, não obstante os esclarecimentos prestados e documentos juntados, opinou o analista das contas pela desaprovação em sede de Relatório Final de Exame (fls. 82/84). Instado a se pronunciar, o representante do Ministério Público, em consonância com o Relatório Final de Exame da Unidade Técnica, opinou pela desaprovação das contas.

Fonte: Senadinho Macaíba.

Dilma: meta do governo é contratar 3,4 milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida até 2014

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que a meta do governo federal é contratar 3,4 milhões de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida até 2014. Segundo ela, 1 milhão de unidades já foi entregue e mais 1 milhão já foi contratado.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que mais da metade das famílias beneficiadas pela iniciativa têm renda mensal até R$ 1,6 mil. “Isso mostra que o programa está ajudando quem ganha menos, quem realmente precisa”, avaliou.

Atualmente, o Minha Casa, Minha Vida atende a famílias que ganham até R$ 5 mil por mês e, para cada faixa de renda, há uma regra. Para famílias mais pobres, por exemplo, com renda até R$ 1,6 mil, o governo paga mais de 90% do valor da casa e a prestação não pode passar de 5% da renda da família ou ser, no mínimo, R$ 25.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Macaíba: Expectativa dos candidatos eleitos é grande.


A diplomação dos eleitos em Macaíba acontecerá no dia 19.12 em nossa cidade, e muitos vereadores novatos estão ansiosos com a perspectiva de sentarem em uma das cadeiras na Casa do Povo. Serão quatro anos de muito trabalho e seriedade no legislativo municipal, e todos terão de mostrar aos seus eleitores, que realmente mereceram o voto de confiança. Já o prefeito eleito Fernando Cunha, que venceu as quatro últimas eleições municipais, ou seja, 2000, 2004, 2008 e 2012, ao que tudo indica, não terá problemas para governar o município, pois, contará com o apoio da maioria da bancada da câmara.

Fonte: Macaíba Independente.

Mulheres protestam contra “Projeto da Morte em Apodi”.

 
 
“Aqui, somos todas Apodi”. É com esse slogan que feministas da Marcha Mundial das Mulheres de todo o País vão protestar na próxima segunda-feira, 10, contra o projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi. Caso seja implementado o “Projeto da Morte”, como está sendo disseminado entre ativistas, as terras produtivas de famílias camponesas serão entregues ao agronegócio. 

Para a militante Conceição Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres, é preciso barrar esse projeto e impedir que ele seja colocado em prática. “Apodi é um território onde existem várias experiências de convivência com o semiárido. É um local onde a agricultura familiar está dando muito certo, cultivando de maneira limpa e preservando o meio ambiente. Esse projeto vem destruir tudo o que foi construído e conquistado pelas mulheres de famílias agricultoras de Apodi”, comenta. 

Inicialmente, 60 famílias serão atingidas e desapropriadas de suas terras, mas esse número pode chegar a 800 famílias que moram nas 30 localidades rurais da região quando o projeto estiver em fase conclusiva. “O projeto está sendo arbitrário, ninguém chegou para essas famílias, que vivem da agricultura, e perguntaram se elas aceitavam entregar as suas terras”, explica a militante Camila Paula. Na tentativa de amenizar a perda, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), órgão executor do projeto, está realizando um reordenamento agrário das terras em troca de indenização. Para cada 100 hectares estão sendo pagos R$ 1 mil, um valor considerado ínfimo diante das perdas das famílias. 

“São pessoas que vivem da agricultura e não têm para onde ir ou outra ocupação. A cidade não tem condições de empregar todo mundo. Como essas famílias vão ficar? Tem família que vai receber R$ 7 mil, o que é isso diante do que elas vão perder?”, indaga Camila Paula. 

 Fonte: http://apodiariooblog.blogspot.com.br/

Nova placa é fincada onde antes havia placa da Obra do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi



A nova placa foi fincada hoje, no ato publico da Marcha Mundial das Mulheres, onde várias agricultoras e agricultores do Rio Grande do Norte marcharam até a cidade do Apodi em protesto contra o "Projeto de Morte" a ser implantado pelo DENOCS em Apodi.

Fonte: Marmota Apodiense

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Audiência de Davi do Leite será hoje

Hoje, às 9:30 hs, no Fórum da cidade de Macaíba, será a audiência de Davi Bezerra,  conhecido como Davi do Leite. A primeira testemunha a ser ouvida será a mãe da criança, conhecida por Ana.

Davi do Leite é acusado de ter abusado sexualmente de um menino de 7 anos, no início de janeiro deste ano. O caso do menor A. V. S. chocou a população de Macaíba. Davi também é acusado pela prática de crime cibernético (que caracteriza crime federal).

Senadinho Macaíba.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Grande Final do Campeonato Macaibense de Futebol 2012

                                                                                               
                      Fachada principal do Estádio Dr José Jorge Maciel (Campo do Cruzeiro)

Neste sábado (1/12) acontecerá a grande partida valendo o título do campeonato Macaibense de Futebol 2012. A tão esperada partida que terá início às 15:30hs, será realizada no Estádio Dr José Jorge Maciel (Campo do Cruzeiro) e terá como duelo: Cruzeiro x Olímpica.

Este ano de 2012, á Liga Macaibense de Desporto (LMDE) homenageia in memoriam, o Dr José Jorge Maciel, pelos seus relevantes serviços prestados ao desporto macaibense. O seu nome será inscrito no troféu do campeão 2012.

As duas equipes participantes, conta com um excelente elenco e prometem fazer um grande jogo em busca do título. Ambas, também esperam contar com o apóio de suas torcidas, para abrilhantar mais ainda essa emocionante partida.


Ass. Com. LMDE

Macaíba: trânsito mal organizado é um dos problemas nos festejos à padroeira do município

                                                    
Enquanto fazia o registro, um veículo quase
atingiu o repórter-fotográfico Edeilson Morais



Os festejos da padroeira de Macaíba, município situado na Região Metropolitana da capital potiguar, com aproximadamente 71 mil habitantes, atraí milhares de pessoas de outras municipalidades, que se hospedam em residências de familiares ou de amigos para, junto aos devotos macaibenses, celebrar Nossa Senhora da Conceição, esperando contar com bastante segurança pública durante o período de realização do evento religioso.

O que os visitantes religiosos não esperam, é que, como sempre, o evento é realizado em um trecho da principal via pública do município sem a devida interdição do local, colocando em risco suas vidas e as dos próprios munícipes, que são obrigados a disputar espaço com automóveis que trafegam (com cargas muitas vezes pesadas) pela localidade.

Além de grandes automóveis trafegando livremente entre os pedestres, motocicletas em alta velocidade, sendo pilotadas por menores de idade ou maiores sem autorização (muitas vezes tentando equilibrar-se em uma roda), poderão causar graves acidentes. É notória a falta de policiamento no local dos festejos, outro problema que coloca em risco a vida dos frequentadores da tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição.

"Falta policiamento, guardas de trânsito... É errado realizar um evento em via pública sem antes a prefeitura fazer a interdição do local! A falta de autoridades da nossa segurança pública, transforma, infelizmente, o espaço dos festejos à padroeira do nosso município em um verdadeiro pandemônio!", criticou o senhor Antônio Lima. "Espera-se respostas, satisfatórias, dos órgãos responsáveis pelo trânsito e policiamento do município, como também, da coordenação do evento sobre as faltas que são cometidas na Festa da Padroeira", finalizou.

Wedson Poeta - repórter

Charge de Rômulo Estânrley