terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Macaíba: falta de transporte escolar prejudica alunos residentes em Mangabeira


Em Macaíba (região da Grande Natal), estudantes residentes no distrito de Mangabeira, que necessitam deslocarem-se às escolas municipais situadas na sede do município, estão sendo prejudicados com a falta de transporte escolar, que, desde o início do ano letivo, dia 18 de fevereiro, deveria ter sido disponibilizado pela prefeitura.

Cabe salientar que muitos estudantes da rede municipal não têm condições financeiras de custear a passagem, pois muitos moradores do distrito optam pelo uso de carros de lotação que cobram 2,50 R$ por passageiro para o deslocamento.

Segundo informações, mães de estudantes preocupadas com a falta de transporte escolar procuraram a secretaria responsável para solicitar a solução imediata do problema, o que, até o momento, ainda não aconteceu.

CP solicita: que o prefeito coloque-se no lugar desses estudantes e dessas mães e tome providências cabíveis para que o problema seja resolvido com urgência.

OBS: texto editado pelo titular deste meio de comunicação social com informações reportadas do blog Infomacaíba.

Wedson Poeta - repórter

Cepac instala Unidade de Serviços no Ceará

Orientações para criação de uma Unidade de Serviços do Cepac 


 1- Para cada membro voluntário do Cepac começar a atuar por comunidade, local de trabalho, de estudo ou por grupo social, sugere-se os seguintes passos: 
 
a)   Buscar ler textos relativos a formação de Economia Solidária; 
 
b)  Conhecer um pouco da história geral da humanidade, tentando buscar conhecer os períodos históricos da humanidade, a partir da pré-história até a atualidade, período conhecido como “contemporaneidade”;

c)   Criar um grupo de estudos, em seu entorno, no local onde vai funcionar a Unidade de serviços do Cepac; 

d)  Buscar identificar os vários problemas existentes no espaço social de trabalho(moradia, trabalho ou grupo que atua), para a partir do estudo da realidade, buscar construir uma agenda social que busque transformar a realidade social vivenciada; 

e)   Elaborar um projeto que busque ajudar as pessoas acompanhadas pelo Cepac.

2 Passos para construir uma reunião:

a)   Identificar que tem afinidade com o projeto Cepac;

b)  Criar uma rede de e-mails, telefone e endereços dos apoiadores Cepac;

c)   Elaborar convite que deverá ser enviado por digital ou entregue pessoalmente para discutir a construção da unidade de ação cepac; 

d)  Sempre ter ata de reunião ou livro de registro do que foi deliberado e quem ficará para executar; 

e)   Nunca finalizar uma reunião sem marcar nova reunião ou encaminhamentos para não perder o controle do processo e os encaminhamentos.

3 Todo o trabalho realizado deverá ser informado ao coordenador de projetos do Cepac, através de e-mail(capac_cidadania@yahoo.com.br) e qualquer dúvida ser tirada por telefones: (84)3271-1231 ou (84)9187-7083.
 
Fonte: Blog do Cepac de Macaíba.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A ex-prefeita Marília Dias continua sendo a oposição de Macaíba?

Hoje o assunto mais comentado na cidade nas rodas de conversas é quem será a verdadeira oposição da cidade. Muitos acham que a ex-prefeita Marília Dias continua sendo a candidata da oposição, pois vejamos: Luizinho que hoje é vereador não obteve uma votação expressiva que muitos achavam. Já o PT, não tem obtido uma boa votação nos pleitos passados, e mais, não elegeu nem um representante no Legislativo.

Marília que não tem nada de besta, ainda reside na cidade e já tem aparecido pelas ruas de Macaíba, como fez sábado passado (16) quando esteve na feira livre.
Agora o que é mais impressionante nesta história que os papeis se reverteram, antes que andava pelas ruas era o atual prefeito Fernando Cunha (PMN), e hoje ninguém tem mais visto o prefeito nas ruas.

Todos nós sabemos que ainda é muito cedo para conversarmos sobre este assunto, mas, sabemos que quatro anos passa rápido, por estes motivos que muitos já estão se articulando. A conferir!

Por Carlos Lima

Dossiê com corrupção e prostituição gay levou papa à renúncia

Corrupção, disputa política e uma rede de prostituição homossexual envolvendo seminaristas e imigrantes irregulares. As informações fazem parte de um dossiê de 300 páginas produzido por três cardeais a pedido do papa Bento XVI sobre a realidade da Igreja e que o teria convencido a tomar a decisão que há meses ele vinha estudando: sua renúncia.

As informações foram publicadas ontem pelo jornal italiano La Repubblica. Há uma semana, a revista Panorama também havia citado o mesmo informe, indicando que ele foi entregue ao papa no dia 17 de dezembro.

Perguntado sobre a veracidade do dossiê, Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse: “Não confirmamos nem negamos as informações”. Segundo ele, “cada um precisa assumir suas responsabilidades”.

“Foi naquele dia, com os papéis sobre sua mesa, que Bento XVI tomou a decisão que ele estava pensando há tanto tempo”, apontou o jornal, afirmando que o documento estaria guardado num cofre, nos aposentos do papa, e será entregue a seu sucessor, para que uma ampla limpeza comece a ser realizada.



Os três cardeais que conduziram as investigações teriam chegado à constatação da existência de facções diferentes dentro da Cúria, uma das quais definidas por sua “orientação sexual”.

Esse grupo de bispos e religiosos homossexuais teria criado uma espécie de rede de prostituição de seminaristas e até de imigrantes para servir ao alto escalão. Os encontros entre esses bispos ocorreriam em diversos locais de Roma, em saunas e até mesmo na casa de um arcebispo italiano. Eles também teriam siso vítimas de chantagem.

O jornal italiano faz referência ao escândalo envolvendo Angelo Balducci, que em 2010 era assessor do papa. Em escutas telefônicas, a polícia – que o investigava por corrupção – identificou como ele usava serviços do nigeriano Chinedu Thomas Ehiem, cantor da Capela Julia, na Basílica de São Pedro, para contratar jovens para serviços sexuais.

Os encontros ocorreriam em locais relacionados também com Marco Simeon, protegido do secretário de Estado, Tarcisio Bertone. O nome de Simeon já havia aparecido em investigações sobre corrupção dentro da Igreja. Simeon também foi citado no caso da demissão de Ettore Gotti Tedeschi – o executivo-chefe do Banco do Vaticano que tentou limpar a instituição, sem sucesso.

Segundo o jornal, o documento vai “condicionar o conclave” a escolher um papa capaz de lidar com esse escândalo.

Estadão

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Macaíba: Matrículas para o PETI e PROJOVEM continuam abertas

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas continua fazendo as matrículas para o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho e Infantil e para o PROJOVEM. Para fazer a matrícula, que acontece até o dia 1º de março, é necessária a apresentação de documentos pessoais, comprovante escolar e número do NIS.

Segundo Viviania Dantas, da Assessoria Técnica da Semtas, as matrículas tanto para o PETI quanto para o PROJOVEM são ilimitadas, entretanto passarão pela aprovação dos critérios dos Programas. “Os cadastros são inseridos no Banco de Dados e ao final do período de matrículas sairá a lista dos aprovados para início do PROJOVEM, vez que o PETI já está funcionando”, comenta, acrescentando que o PROJOVEM terá início no começo de março.

Além do PETI e do PROJOVEM a Semtas também está cadastrando os idosos para o Centro de Convivência do Idoso – CCI. O cadastramento dos novos e a renovação dos já cadastrados acontecem até o dia 26 de fevereiro, no horário das 8 às 14h, sendo necessária a apresentação dos documentos pessoais e número do NIS. No dia 27, quarta-feira, haverá uma grande festa de confraternização no CCI.
 
Assecom (PMM)

Munido de discurso demagogo Prefeito de Macaíba deprecia sutilmente assembleias promovidas pelo sindicato dos professores

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba – Sinsemac no uso de suas atribuições têm enfrentado problemas com a atual administração para organizar as assembleias com os professores para discutir a pauta de reivindicação do corrente ano de 2013.
De acordo com o site Informativo Atitude, o prefeito Fernando Cunha Lima Bezerra, garante que o direito dos funcionários se reunirem é lícito, entretanto, questiona com veemência a agenda sindical em virtude das assembleias serem realizadas no horário de expediente dos professores alegando prejuízos a população.
Cabe salientar que prejuízos maiores são identificados no ensino da rede municipal, e ninguém da atual administração se manifesta, como as salas de alfabetização, onde professores sem auxiliares recebem mais de trinta alunos para alfabetizar algo praticamente impossível, resultando assim em um ensino de baixa qualidade, falta de professores por disciplinas para suprir o quadro de necessidades das escolas do Ensino Fundamental II, estes são apenas algumas problemas que trazem danos maiores a população macaibense.
Vale ressaltar que a função do sindicato, neste caso, o Sinsemac, não é apenas discutir salários, mas analisar também as condições de trabalho dos funcionários público para  que os mesmos possam desenvolver um trabalho de qualidade em beneficio da população, cabe ao sindicato acolher as reivindicações dos professores e cobrar do gestor do município melhorias de salários e condições dignas de trabalhos, mas isto só é possível de ser realizado se houver um diálogo entre funcionários e sindicato.
Portanto, não acabe aqui munir-se de demagogia e tentar colocar a culpa do fracasso escolar nas assembleias desenvolvidas pelo Sinsemac, pois o problema da educação municipal é muito maior se comparados a um ou dois dias de paralisação das atividades que, inclusive, tais reuniões não ocorrem com frequência para discussão de pauta de reivindicações.

Fonte: Info Macaíba

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Macaíba: populares e comerciantes reivindicam segurança para Traíras e região

A insegurança que já toma conta da zona urbana do município de Macaíba (região da Grande Natal) aos poucos está chegando à zona rural, antes considerada uma região pacata. Os comerciantes e populares de Traíras estão amedrontados com os constantes assaltos ocorridos no distrito macaibense. Além de Traíras, as comunidades rurais adjacentes vivem a mercê dos meliantes que furtam e assaltam os comércios da região.

Comerciantes que já foram vítimas de assaltados várias vezes afirmam que é notória a falta de policiamento na localidade. “Quando somos furtados ou assaltados ligamos para a polícia, que sempre chega muito tempo depois da ocorrência”, comentou um comerciante, acrescentando que vive constantemente com medo de acontecer algo pior com ele ou com seus familiares.

Populares e proprietários de comércios de Traíras esperam que o então prefeito do município, Fernando Cunha Lima Bezerra, reúna-se com a governadora ou com representantes do Governo do Estado e solicite, urgentemente, investimento em segurança no distrito e, se possível, nas demais localidades da zona rural de Macaíba.

Wedson Poeta - repórter

Macaíba: Polícia Civil não tem condições e nem estrutura para trabalhar

Parece piada, mas não é! A polícia civil de nossa cidade faz o possível e o impossível para combater a criminalidade no município, porém, não tem apoio do Governo e nem da prefeitura. Faltam armamentos, munições, viaturas e principalmente contingente para que os dedicados policiais cumpram com as suas obrigações, inclusive, presenciamos o momento em que um policial pediu pra deixar a equipe justamente por causa destes problemas, e para completar, a prefeitura cortou o convênio que tinha com a delegacia de polícia de Macaíba para fornecer as “quentinhas” que na administração passada eram fornecidas normalmente. Dessa forma, além de combaterem a marginalidade sem nenhuma estrutura adequada por parte do desgoverno da senhora Rosalba, os policiais agora têm de bancar do próprio bolso as suas refeições diárias quando estão de plantão, o que é um absurdo!!! Dessa forma, esperamos que o atual prefeito Fernando Cunha se sensibilize com a situação e volte a fornecer a alimentação (que foi cortada desde dezembro passado) dos bravos policiais, o que, diga-se de passagem, não custa nada. O povo espera uma resposta!

Macaíba Independente

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Municípios que tiveram eleição anulada farão novo pleito entre março e abril

Vinte e cinco municípios nos quais as eleições municipais do ano passado foram anuladas devido à Lei da Ficha já tiveram definida a data para um novo pleito. No Rio Grande do Norte, o município de Caiçara do Rio dos Ventos terá o novo pleito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas votações vão ocorrer nos meses de março e abril. Outro município, Guarapari (ES), teve a nova eleição realizada no dia 3 passado.

As eleições foram anuladas porque os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas julgados rejeitados pela Justiça Eleitoral, em julgamento posterior ao pleito. Nos municípios em que a eleição foi anulada, os presidentes das câmaras municipais estão exercendo o comando do Executivo municipal.

As novas datas foram agendadas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) dos nove estados onde estão localizados os 25 municípios que tiveram eleições anuladas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná e Amapá.

Segundo o TSE, no dia 3 de março serão realizadas novas eleições nas cidades de Erechim (RS), Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Sidrolândia (MS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC) e Bonito (MS).

Já no dia 7 de abril, haverá novo pleito nos municípios de Pedra Branca do Amapari (AP), São João do Paraíso (MG), Biquinhas (MG), Diamantina (MG), Cachoeira Dourada (MG), Joaquim Távora (PR), Serra do Mel (RN), Muquém do São Francisco (BA), Caiçara do Rio do Vento (RN), Coronel Macedo (SP), Eldorado (SP), Fernão (SP), Tucunduva (RS), Vacaria (RS) e Sobradinho (RS).

Agência Brasil

Macaíba: Drogas estão acabando com o futuro de muitos jovens



A cidade de Macaíba está dominada pelas drogas, os jovens estão arruinando com os seus futuros entrando nesse mundo, é alarmante, mas, quase 80% dos jovens em nossa cidade usam algum tipo de droga, seja álcool, cigarro ou maconha. É preciso reconhecer, em primeiro lugar, que a dependência de drogas pesadas como cocaína, crack e heroína é bastante difícil de equacionar, já no âmbito individual, e mais ainda como problema de saúde pública. A influência recíproca entre os usuários, na medida em que se socializam ao redor da droga, dificulta sobremaneira a abordagem pelas vias pacíficas (assistência psicológica, hospitalar e social). Mesmo que um tratamento tenha eficácia em relação a um ou alguns indivíduos, sempre haverá espaço para que os demais usuários forcem a permanência de todos neste círculo, que se nutre da partilha das substâncias e de todo o estado de espírito dela decorrente. — Essas e outras dificuldades, entretanto, não justificam em hipótese alguma, segundo penso, o uso da violência e da repressão policial. Elas apenas indicam a necessidade de investir mais recursos humanos e de infra-estrutura hospitalar e de assistência psicológica. Se isto não é feito, não creio que seja apenas mais uma questão de estabelecer prioridades na repartição do orçamento público, mas, como disse, por uma motivação ideológica mais específica.

Macaíba Independente

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O tradicional Bloco das Quengas da Rua Nova está de volta

 
 
Após oito anos o tradicional Bloco das Kengas da Rua Nova está de volta neste carnaval 2013! As Kengas sairá na próxima sexta (08). A concentração será na Rua Nova apartir das 19:00 e a saída está marcada para as 21:00 hrs, o término será no Forró da Lagoa. A animação da festa contará com muito pagode e frevo.

Este ano as mais belas Kengas escolhidas por um corpo de júri ganhará prêmios. Coloque sua fantasia e venha participar deste tradicional bloco!