quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nota de Pesar do Partido dos Trabalhadores sobre a morte do militante Severino Melo




É com grande pesar que recebemos nesta tarde de segunda-feira, a noticia da morte do companheiro Severino Melo. Birino como era mais conhecido. Morador da comunidade de Riacho do Sangue trouxe em sua história uma profunda contribuição para a luta dos direitos humanos e defesa da democracia em nossa cidade. Foi Birino, quem primeiro assinou o livro de presentes na fundação do Diretório Municipal do PT de Macaíba. Numa época onde a ditadura militar ainda resistia no seu processo de repressão e ações contra a democracia. Foi ele, um simples trabalhador rural, de pouco domínio acadêmico, mas de uma profunda sabedoria popular que ousou o processo ditatorial e fez avançar a classe trabalhadora Macaíbense. Birino desde o ano de 1982 que lutava para fortalecer os direitos dos trabalhadores. Foi ele um dos primeiros a se lançar candidato a vereador pelo PT, numa época em que apenas o fato de ser filiado a um partido como PT, já era sinônimo de ser perseguido, imaginem, ser candidato a vereador.

Num dia de sol e muita conversa no alpendre de sua casa, nos idos de 1989, birino me disse:

- João você sabe por que o Brasil não tem dado certo?

- Eu disse não Birino, e perguntei por quê?

Ele me disse com sua profunda sabedoria popular:

- É que a direção está na direita.

- E meio que inseguro e duvidoso, perguntei e daí Birino?

- Ele lembrou João, o carro tem a direção do lado esquerdo e anda e segue em frente, em alguns momentos bem veloz. E infelizmente a direção do Brasil esta na direita. Se estivesse na esquerda, as coisas seriam melhores.

“ Fazia ele naquele momento uma alusão ao processo eleitoral para presidente, onde lula disputava a presidência. Lembrava ele que a esquerda(Lula) no governo federal seria diferente”.

O meu velho e companheiro Birino estava com a razão, o Lula fez a diferença ao chegar ao governo federal. Naquele dia, percebi a sabedoria popular de Birino. E Sempre o procurei para me ajudar no processo eleitoral na cidade de Macaiba.

Nós, do Partido dos Trabalhadores de Macaiba estamos profundamente abatidos e com certeza morreu um pedaço de cada um de nós. O Birino é um legado cultural importante em nossa história de militante e defensor de um mundo mais justo e melhor. Tudo que conquistamos até hoje, inclusive a Presidência da república, a vaga que hoje assume a nossa Presidenta Dilma, tem um pouco de Birino. Do seu esforço, da sua luta, da sua glória e dele as saudades serão sempre eternas.

Dos militantes do PT de Macaiba

Um comentário:

  1. olá pessoal, boa tarde.
    falar sobre o companheiro "birino", é muito legal.olha,quem te conheceu sabe muito bem quão grande era tua generosidade!"birino,lembro-me,das diversas feiras livres que participamos,eu um jovem ávido por descobertas no movimento social,tu,com tua sabedoria que os"doutores" chamam de empírica nos ensinava com teu sotaque "matuto" como as coisas mais ou menos deveriam ser.ai que saudades da "branquinha" no mercado,da "geladinha" em dona sebastiana(mãe de rubens)velhos tempos que não voltam nunca mais.birino,que deus te receba de braços abertos pois tu, és merecedor, por tudo que fizeste aqui nessa terra, um descanso de um verdadeiro TRABALHADOR!!!!!!!!!!!!. esta é uma singela homenagem de teu amigo e "xará" severino "pé" de ouro.em nome da família viturino, vai com deus companheiro.
    saudações petistas.

    ResponderExcluir