segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dilma Rousseff aumenta diferença em relação a José Serra

A candidata à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, aumenta a distância em relação ao concorrente Tucano, José Serra (PSDB). De acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope neste sábado (28), a petista alcançou 51% das intenções de voto, e Serra, 27%.

Atrás deles, aparece Marina Silva (PV), com apenas 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de São Paulo”.

Dilma subiu 8% desde o último levantamento do Ibope, realizado entre 12 e 15 de agosto, quando ela aparecia com 43%. Serra, por sua vez, caiu 5 pontos. Na última pesquisa ele concentrava 32% das intenções de voto. Marina, por sua vez, estava com 8%.

Os demais candidatos à Presidência não conseguiram alcançar a marca de 1% da preferência. A lista contempla Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU).

O registro da pesquisa do Ibope no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atende pelo cadastro 26139/2010. Para o levantamento, foram ouvidos 2.506 eleitores de todo o país durante o período de 23 a 27 de agosto.

Fonte: Nominuto.com

MP realiza operação e prende funcionários da Prefeitura do Natal

O Ministério Público deflagrou uma operação na manhã desta segunda-feira (30) para combater crimes contra o patrimônio público. Segundo informações apuradas pelo portal Nominuto.com, três pessoas já foram presas.

Os presos são funcionários da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb): João Lopes Neto, Alan Bruno Lima da Silva e Sandro Martineli Araújo Bezerra. Além dos três mandados de prisão, o Ministério Público contou com apoio da Polícia Civil para cumprir dois mandados de busca e apreensão.

Entre as atividades ilícitas pelas quais os funcionários são acusados está o recebimento de propina para a aceleração irregular dos trâmites dos procedimentos da secretaria; para o fornecimento de abatimentos nas autuações e a omissão nas fiscalizações feitas pelo órgão.

Os detalhes da operação ainda não foram repassadas pelo Ministério Público, mas, o Nominuto.com confirmou a informação das prisões junto a uma fonte da Polícia Civil. A ação é comandada por promotores do Patrimônio Público.

Fonte: Nominuto.com

Recado do Eleitor

Caros Eleitores Otários

Continuem votando nos mauricinhos filhos dos políticos das oligarquias do RN, só assim eles continuarão gastando o dinheiro público com forrós e atrizes famosas.

OBS:

"O texto acima trata-se de uma espécie de desabafo de uma professora e eleitora, que não quis indentificar-se e quer alertar o eleitorado do RN"

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PT processará Serra por acusar Dilma de quebrar sigilo de tucanos

Em Natal, nesta quarta-feira (25), o presidenciável disse que “isso foi feito pela campanha dela (Dilma)”. PT vai entrar com ação criminal e civil.

Os petistas não gostaram nem um pouco das acusações feitas pelo presidenciável José Serra a sua adversária Dilma Rousseff, em sua visita a capital potiguar, nesta quarta-feira (25), sobre a quebra do sigilo fiscal de membros do PSDB, ligados ao tucano.

Por causa das declarações de Serra, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, anunciou nesta quinta-feira (26) que vai entrar com uma ação criminal e outra civil contra o candidato do PSDB à Presidência que responsabilizou o PT e Dilma pelo vazamento das quebras dos sigilos fiscais de tucanos.

Serra responderá na Justiça Federal por injúria e difamação e será alvo de uma ação por danos morais na Justiça comum.

O PT também decidiu solicitar que a Polícia Federal investigue o vazamento do resultado da Corregedoria da Receita Federal que apontou a quebra do sigilo do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e de mais três tucanos ligados a Serra e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardozo.

no ultimo dia 25, Serra atacou a campanha adversária pelo vazamento dos dados. "É um crime contra a democracia, e a Dilma Rousseff deve uma explicação ao país, porque isso foi feito pela campanha dela", disse, em Natal. "Isso foi feito por causa de campanha eleitoral, jogo sujo de campanha."

Segundo o tucano, o dossiê era "previsível", pois "o pessoal do PT faz espionagem, faz coisas gravíssimas". "Foi pura espionagem para encontrar armas eleitorais."

Fonte: Nominuto.com

"Mais uma vez o candidato a presidência José Serra, mostra-se desesperado, quanto mais ele cai nas pesquisas, mais ele usa da sua incoerência, semana passada foi uma pesquisa comprada, agora faz acusações a candidata Dilma Roussef e ao PT, em que segundo ele foi a candidata petista que fez a quebra de sigilo dos palarmentares tucanos. Devemos lembrar a ele que a candidata Dilma não é da mesma base que ele, por tanto não usa essas práticas horríveis tão comum entre eles."

Billy Jean Mangabeira Viturino - Estudante.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

No Rio Grande do Sul, manipulação de pesquisa

O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Rio Grande do Sul investiga a suposta manipulação de uma pesquisa sobre intenção de voto para a Presidência da República, em Porto Alegre. Caso seja confirmada a indução, ficará configurado crime eleitoral.

Uma servidora pública da Capital gaúcha denunciou a prática no final da semana passada. Segundo ela, entrevistadores, que se identificam apenas como “uma empresa de pesquisas de São Paulo”, abordam eleitores no centro da cidade questionando sua intenção de voto. Dependendo da resposta, o entrevistado é convidado a assistir vídeos dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), para, a seguir, iniciar a pesquisa. Ao término, o consultado recebe uma caixa de bombom como “brinde”.

O MPE destacou um funcionário para investigar a denúncia. Segundo seu levantamento, o entrevistado é posto para assistir sete peças publicitárias que expressariam uma imagem negativa de Dilma. Após a sessão, o entrevistador pede que o consultado reflita sobre o que viu antes de responder à pesquisa.

Na sexta-feira 20, a Polícia Federal (PF) e o MPE cumpriram mandados de busca e apreensão na sala comercial onde os vídeos são exibidos. Dois computadores, documentos e três caixas de bombom foram apreendidos.

De acordo com uma fonte da investigação que teve acesso às provas, mas pediu para não ser identificada, a ação tem o objetivo claro de “turbinar uma pesquisa” pró-Serra.

Segundo o Promotor Eleitoral Ricardo Herbstrith, durante esta semana as provas serão analisadas para verificar se há, de fato, a manipulação para os resultados. Mas adianta: “Os vídeos exibidos efetivamente induzem o eleitor”.

Hoje o MPE recebeu autorização da Justiça Eleitoral para requerer a instauração de um inquérito à PF. A empresa de São Paulo que contratou pessoal em Porto Alegre já foi identificada. Agora, caberá aos agentes federais apurar quem procurou o escritório paulista e de que forma o levantamento foi requerido.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dilma lidera com 47% e Serra tem 30%, diz Datafolha

"Tucano está em "queda livre', enquanto petista só cresce; Pesquisa anterior mostrava ex-ministra com 41% e ex-governador de São Paulo com 33%."

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada deste sábado (21) aponta que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 47% das intenções de voto, contra 30% do candidato do PSDB, José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9% no levantamento. É a primeira pesquisa divulgada depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Entre os demais candidatos, nenhum candidato obteve 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos totalizam 4% e os que não sabem, 8%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Desta forma, Dilma pode ter entre 49% e 45%, Serra, entre 32% e 28%, e Marina, entre 11% e 7%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S.Paulo". Foram realizadas 2.727 entrevistas nesta sexta-feira (20). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 24460/2010.

A pesquisa anterior do Datafolha foi divulgada no dia 13 deste mês, com entrevistas feitas dos dias 9 a 12. No levantamento, Dilma teve 41%, Serra, 33%, e Marina, 10%. Dos demais candidatos, nenhum atingiu 1%.

Segundo turno
Segundo a pesquisa divulgada neste sábado, num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista teria 53% e o tucano, 39%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 49% das intenções de voto, e Serra, 41%.

Fonte: Nominuto.com

Cara de Pau

Em sua Propaganda eleitoral, o candidato a presidência da república José Serra, se mostra ao lado do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora vejamos quanta cara de pau o candidato tucano tem, o candidato tucano que é um dos lideres da base opositora ao governo lula, base em que os deputados e senadores sempre estão votando contra as propostas e leis do presidente, inclusive na base encontra-se a senadora e candidata ao governo do estado do Rio Grande do Norte, a senhora Rosalba Ciarline.

"QUANTA CARA DE PAU EM SENHOR JOSÉ SERRA"

Bandidos invadem comitê de Wilma, rendem funcionários e fazem arrastão

Pelo menos cinco homens armados invadiram um dos comitês de campanha da candidata Wilma de Faria (PSB), renderam as pessoas que trabalhavam lá e fugiram levando objetos pessoais e uma caminhonete Pajero Full. O crime aconteceu no fim da manhã desta segunda-feira (23).

De acordo com policiais com 5º Batalhão do Polícia Militar, os criminosos estavam armados. Eles invadiram o comitê por volta das 12h e fizeram uma espécie de arrastão. Vários objetos pequenos e de valor foram levados pela quadrilha.

Eles levaram celulares, jóias e dinheiro. Logo após o arrastão, os bandidos fugiram em uma caminhonete Pajero, de placas KJB-9388, pertencente a uma das pessoas que estava no comitê da candidata.

Os policiais do 5º Batalhão foram até o local, localizado na avenida Jaguarari, e estão em diligências na tentativa de localizar a quadrilha. Até o momento, ninguém foi preso e o carro continua desaparecido.

Fonte: Nominuto.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dilma abre 16 pontos de vantagem sobre Serra, diz Vox Populi

A candidata petista Dilma Rousseff aumentou para 16 pontos a vantagem sobre o tucano José Serra na corrida presidencial, segundo mostra a nova rodada da pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada na noite desta terça-feira (17).

Dilma tinha 41% das intenções de voto em julho e agora subiu para 45%. Já Serra caiu de 33% para 29%. Marina Silva, do PV, manteve os 8% da última pesquisa. Os outros candidatos não chegaram a 1%.

Com esse resultado, se a eleição fosse hoje, a candidata petista seria eleita no primeiro turno, já que teria mais votos do que a soma dos outros candidatos.
Votos brancos e nulos somaram 5%. Outros 12% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores em 219 municípios, entre os dias 7 e 10 de agosto. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22.956/10.

Fonte: Nominuto.com

Rosalba está sendo investigada sobre uso de verba pública em campanha

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai investigar denúncia de que a candidata do DEM ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, usou a verba indenizatória do Senado Federal para o pagamento de despesas de campanha.

A Justiça Eleitoral foi acionada pelos advogados do candidato do PSB ao Governo do Estado, Iberê Ferreira, que acusam a parlamentar de ter usado verba no valor de R$ 15 mil/ mês para pagar as empresas de assessoria de imprensa que atuam na campanha da governadorável.

O desembargador Cláudio Santos determinou que as empresas apresentem as notas fiscais dos serviços prestados à senadora e solicitou ao diretor geral do Senado informações detalhadas sobre a prestação de contas da verba indenizatória de Rosalba.

Fonte: Nominuto.com

domingo, 15 de agosto de 2010

Datafolha mostra Dilma oito pontos à frente de Serra

Pesquisa Datafolha encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgada hoje (13), aponta liderança da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com oito pontos percentuais à frente de José Serra, do PSDB. É a primeira vez que a petista aparece à frente de Serra em um levantamento do Datafolha.

Dilma tem 41% das intenções de voto e Serra aparece com 33%. Marina Silva, do PV, tem da 10% da preferência dos eleitores, segundo o instituto. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

Na última rodada do Datafolha, no fim de julho, Serra e Dilma estavam tecnicamente empatados. O tucano tinha 37% e a petista, 36%.

Segundo o Datafolha, os demais candidatos – Plínio Sampaio (P-SOL), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) – não alcançaram 1% das intenções de voto. A pesquisa registrou 5% de votos brancos ou nulos e 9% de eleitores indecisos.

Os eleitores também opinaram sobre um possível segundo turno entre Serra e Dilma. A candidata do PT venceria a eleição com 49% e Serra ficaria em segundo, com 41%.

O Datafolha ouviu 10.856 pessoas em 382 cidades entre os dias 9 e 12 de agosto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22734/2010.

TRE nega recurso de Rosalba para continuar usando trio elétrico

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte negou por maioria, nesta terça-feira (10), recurso apresentado pela Coligação Força da União (DEM, PMN, PSDB, PSL, PTN, PSC), que tem a senadora Rosalba Ciarlini como candidata ao Governo do Estado. A aliança tentava derrubar decisão do juiz da 3ª Zona Eleitoral, que determinou aos candidatos majoritários da coligação que se abstivessem de utilizar na campanha camisetas padronizadas com dizeres eleitorais e um trio elétrico.

De acordo com a decisão do Juiz Eduardo Pinheiro, a propaganda estava em desacordo com o artigo 39, parágrafos 6º e 10º, da Lei n.º 9.504/97, e foi flagrada pela equipe de fiscalização daquela Zona Eleitoral. De acordo com o relato da fiscalização, foi constatada a utilização de camisetas padronizadas, na cor vermelha, cujo conteúdo registrava "GOVERNADOR Rosalba e Juventude Gesane 33.111" e de um trio elétrico utilizado como carro de som.

Primeiramente, a coligação entrou com pedido de liminar em mandado de segurança, que foi negado pelo relator, Juiz Marco Bruno Miranda. Posteriormente, entrou com o recurso agravo regimental, alegando que comprovou que as camisetas estavam sendo utilizadas apenas por pessoas que trabalham na campanha, e não por eleitores, e que o veículo autuado como trio elétrico pela fiscalização da 3ª Zona Eleitoral não se amoldaria ao conceito atual de trio elétrico, pois seriam necessários maior potência de som e tamanho do veículo para enquadrá-lo na definição da legislação eleitoral.

Em seu voto, o juiz argumentou que não havia no processo como se inferir se as pessoas que utilizavam as camisetas objeto da fiscalização trabalhariam na organização da campanha da coligação. Além disso, ressaltou que a partir das fotografias e documentos juntados ao processo percebe-se que o veículo que teve a circulação proibida não se tratava de carro de som, mas de verdadeiro trio elétrico, abrangido, portanto, pela proibição da lei eleitoral. O voto do juiz relator foi acatado, por maioria, e o recurso foi negado, ficando mantida, assim, a decisão do juiz da 3ª ZOna Eleitoral, que determinou a proibição do uso das camisetas irregulares e do trio elétrico.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Faltam mesários para trabalhar nas eleições deste ano

A Justiça Eleitoral ainda enfrenta algumas dificuldades para convencer o eleitor a participar do pleito eleitoral sendo um mesário no dia da eleição. No Rio Grande do Norte são 2.246.691 eleitores aptos a votar no dia 3 de outubro, e, deste total, aproximadamente 30 mil deverá colaborar com a realização do pleito sendo um mesário.

“Até o momento, na 69º zona eleitoral que abrange toda a zona norte da cidade, por exemplo, precisamos de 400 pessoas disponíveis para ser mesário no dia da eleição. Diariamente são encaminhadas cartas pelos Correios para convocação de pessoas que possam trabalhar no dia do pleito, mas temos enfrentado muitos problemas com o retorno destas convocações por não encontrar a pessoa no domicilio, mudanças ou endereços errados”, explicou a chefe de cartório da 69ª zona eleitoral, Viviana Fernandes.

No balanço realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, nas eleições deste ano, a Justiça contará com 6.899 seções disponíveis para votação em todo o estado. Na mesa receptora de votos (MRV), estarão quatro mesários, e na mesa receptora de justificativa (MRJ) ficarão disponíveis duas pessoas. Para as chamadas MRVs, a Justiça do RN precisa de 27.596 pessoas, no caso das MRJs, estes dados variam de acordo com a decisão do Juiz em disponibilizar seções para justificativas.

Na 69ª zona eleitoral, por exemplo, são 329 seções disponíveis para votação, ou seja, a Justiça Eleitoral precisa de 1.316 mesários para as MRVs. Para as MRJs estarão disponíveis 11 mesas, ou seja, mais 22 mesários serão necessários.

Benefícios para o Mesário

Aqueles que resolverem trabalhar nas eleições como mesário, além de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, também terão direito a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, inclusive treinamentos, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral.

No dia da eleição, o mesário receberá um auxílio alimentação, e o exercício do trabalho realizado no pleito eleitoral será considerado como critério de desempate em concursos públicos para provimento de cargos efetivo no âmbito dos tribunais regionais eleitorais.

Como se inscrever

Para os voluntários interessados em colaborar com as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral informa que basta comparecer a um cartório eleitoral, inclusive, nas Centrais do Cidadão e preencher um formulário. Os dados incluem endereço, nome, telefone e título de eleitor. Após o cadastro, o candidato deve aguardar a convocação.

Para agilizar o cadastro, os interessados também podem se inscrever pela internet no endereço www.tre-rn.gov.br, no canal eleitor, e em seguida clicando no link mesário.

Fonte: Nominuto.com

Justiça Eleitoral apreende propaganda irregular do PSDB

Os servidores da 3ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte, responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral em Natal, apreenderam bandeiras fixas e banners do PSDB por volta das 10h desta terça-feira (10).

O material de propaganda apreendido estava afixado nos canteiros das Avenidas Prudente de Morais e Almirante Alexandrino de Alencar.

A veiculação de propaganda, em bens de uso comum, é vedada de acordo com o art. 11 da Res. TSE nº 23.191/20010 e art. 37, caput, da Lei nº 9.504/ 91.

Os fiscais procuraram o responsável pela colocação das propagandas, mas não foi localizado. O material apreendido encontra-se no depósito do cartório da 3ª Zona Eleitoral de Natal.

Fonte: Nominuto.com

TRE já registrou 90 casos de propaganda irregular no RN

A campanha eleitoral começou há pouco mais de um mês - no dia 06 de julho – e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já notificou 90 casos de propaganda irregular em Natal. Os casos mais frequentes são os de veículos com adesivos com mais de quatro metros quadrados, som com volume em decibéis acima do permitido e distribuição de camisetas e bonés feitas pelas coligações majoritárias.

A punição varia de acordo com os detalhes de cada irregularidade, mas em geral a fiscalização do TRE autua o candidato ou a coligação e espera a correção em até 48 horas. Nos casos de adesivos de veículos em tamanho irregular, depois que o proprietário do veiculo é autuado, ele pode retirar o adesivo e encaminhar as fotos para o setor de fiscalização do Tribunal. Se não corrigir o erro, o valor da multa vai de R$ 2 a R$ 8 mil, com possibilidade de apreensão do veiculo que fica retido na Polícia federal.

Na campanha eleitoral deste ano, os candidatos do Rio Grande do Norte estão sendo punidos por estarem com material de campanha - como banner, adesivos – em um tamanho maior do que o permitido. “Eles colocam adesivos nos carros e nos trios e saem fazendo campanha. Nesses casos, os fiscais autuam e os candidatos são obrigados a corrigirem o erro”, explica Tyrone Dantas.

Na campanha eleitoral deste ano, os candidatos do Rio Grande do Norte estão sendo punidos por estarem com material de campanha - como banner, adesivos – em um tamanho maior do que o permitido. “Eles colocam adesivos nos carros e nos trios e saem fazendo campanha. Nesses casos, os fiscais autuam e os candidatos são obrigados a corrigirem o erro”, explica Tyrone Dantas.

Veja o que pode e o que não pode ser feito na campanha:

O que pode:
- Jantares de adesão com pagamento individual de cada apoiador
- Confecção de material como camisetas e bonés de forma individual
- Uso de adesivos em carros, muros e espaços em até 4 m2

O que não pode:
- Adesivos, banners e material gráfico acima de 4 m2
- Distribuição de material para uso pessoal feita por candidatos (bonés, camisetas)
- Fazer propaganda em locais públicos (passarelas, pontes)
- Fazer propaganda em espaços de jardinagem (praças e canteiros com grama).

Fonte: Nominuto.com

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bomba! Dilma ultrapassa Serra no Rio Grande do Sul, diz Ibope.

Pesquisa Ibope/RBS feita entre os dias 3 e 5 de agosto, e divulgada na tarde deste sábado (7), restrita ao Rio Grande do Sul:

Dilma (PT): 42% (na pesquisa anterior de julho tinha 37%)
Serra (PSDB): 40% (tinha 46%)
Marina (PV): 5%

Em todas as pesquisas anteriores ela aparecia atrás de Serra, e o Sul vinha sendo considerado uma espécie de reduto tucano.

Governador:

Tarso Genro (PT): 37%
José Fogaça (PMDB): 31%
Yeda Crusius (PSDB): 11%
Pedro Ruas (PSol): 1%
Carlos Scheneider (PMN): 1%

Rejeição dos candidatos:
Yeda (PSDB): 41%
Genro (PT): 10%
Fogaça (PMDB): 5%

A margem de erro é 3%.

sábado, 7 de agosto de 2010

Definida sequência da propaganda eleitoral no rádio e na TV

O sorteio com a ordem dos partidos e coligações para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV foi realizado nesta sexta-feira (6), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O principais questionamentos eram se o PSTU, que teve o registro do diretório estadual indeferido pelo TRE, nesta quinta-feira (5), estaria ou não no sorteio e, caso não seja deferido peloTribunal Superior Eleitoral, como o tempo da legenda seria redistribuída.

“O PSTU tem até o próximo domingo (8) para recorrer ao TSE. Até lá, o partido entra no sorteio normalmente. Caso a legenda não recorra junto ao Tribunal, na próxima segunda-feira (9), o tempo que seria disponibilizado para o PSTU será redistribuído entre todos de forma igualitária. Porém, vale lembrar que se o partido recorrer, temos que esperar também o tempo para o TSE julgar”, explicou o juiz da 3ª Zona Eleitoral, Eduardo Pinheiro.

Na distribuição da sequência foi anunciado que a TV Bandeirantes sera responsável por gerar os programa eleitorais gratuitos para as outras emissoras, caso tenha problemas, a InterTV (afiliada da Rede Globo) assume a função . No caso do rádio, a emissora será a FM 103, se apresentar algum problema, fica na reserva a 98 FM.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão se restringirá ao horário gratuito, está proibida a veiculação de propaganda paga, respondendo o candidato, o partido político e a coligação pelo seu conteúdo (Lei nº 9.504/97, arti. 44).

A veiculação terá inicio no dia 17 de agosto e termina em 30 de setembro. O tempo disponível para cada coligação ou partido será divulgado oficialmente, na próxima segunda-feira (9), após decisão do PSTU em recorrer ou não da decisão no Tribunal Superior Eleitoral.

Para deputados estaduais a ordem sorteada para o primeiro dia de veiculação foi a seguinte: coligação “Força da União”, PSTU, PRTB, coligação “Vitória do Povo I”, PTC, coligação “Coragem para Mudar II”, coligação “Mudança e Renovação”, PT, PCB, PSOL e coligação “Por um Rio Grande do Norte Melhor”.

No caso dos candidatos a deputado federal, a ordem para exibição da propaganda ficou assim: PCB, coligação “Coragem para Mudar II”, coligação “Vitória do Povo I”, PRTB, PTC, PSOL, coligação “Mudança e Renovação”, coligação “Por um RN melhor”, coligação “Força da União” e PSTU.

Os candidatos ao Governo do RN deverão seguir a seguinte ordem: PTC, coligação “Coragem para Mudar”, coligação “Força da União”, PSTU, coligação “Vitória do Povo”, PRTB, PSOL e PCB.

Ao Senado, os candidatos também foram sorteados e se apresentarão na televisão e no rádio nesta ordem: coligação “Força da União”, coligação “Por um RN melhor”, coligação “Vitória do Povo”, coligação “Coragem para Mudar”, coligação “Mudança e Renovação”, PSOL, PTC, PRTB e PSTU.

Horário Eleitoral Gratuito

Presidente da República (Terças e quintas-feiras e aos sábados)

No rádio: 7h às 7h25 e das 12h às 12h25
Na televisão: 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55

Deputado Federal (Terças e quintas-feiras e aos sábados)

No rádio: 7h25 às 7h50 e das 12h25 às 12h50
Na televisão: 13h25 às 13h50 e das 20h55 às 21h20

Governador (Segundas, quartas e sextas-feiras)

No rádio: 7h às 7h18 e das 12h às 12h18
Na televisão: 13h às 13h18 e das 20h30 às 20h48

Deputado Estadual (Segundas, quartas e sextas-feiras)

No rádio: 7h18 às 7h35 e das 12h18 às 12h35
Na televisão: 13h18 às 13h35 e das 20h48 às 21h05

Senador (Segundas, quartas e sextas-feiras)

No rádio: 7h35 às 7h50 e das 12h35 às 12h50
Na televisão: 13h35 às 13h50 e das 21h05 às 21h20


O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais distribuíram os horários reservados à propaganda gratuita, seguindo os seguintes critérios: um terço, igualitariamente e dois terços, proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerando, no caso de coligação, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos políticos que a integrarem.

Fonte: nominuto.com

Partidos não podem contratar crianças e adolescentes

Todos os partidos políticos, coligações e candidatos ao governo nas eleições deste ano receberam a recomendação do Ministério Público do RN e Ministério Público do Trabalho para não contratar crianças e adolescentes durante a campanha eleitoral. A atuação conjunta entre os dois Ministérios Públicos é fruto de termo de cooperação institucional visando a articulação e a integração de iniciativas voltadas para a proteção à criança e ao adolescente.

A recomendação, assinada pelo Procurador Regional do Trabalho Xisto Tiago de Medeiros Neto e pelo Coordenador em substituição do Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude, Promotor de Justiça Olegário Gurgel, arbitra que os partidos não devem utilizar ou contratar, diretamente, por meio de terceiros ou quaisquer dos candidatos, criança ou adolescente com idade inferior a 18 anos nas atividades ou manifestações relacionadas à campanha política, em ruas, avenidas, logradouros públicos ou locais que os exponham a situações de risco ou perigo. Já crianças e adolescentes com menos de 16 anos não podem trabalhar em nenhuma atividade eleitoral, mesmo que em locais internos.

"A recomendação é uma ação educativa uma vez que durante a campanha o recrumentamento de adolescentes é frequente. Mas os partidos tem que agir de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente", diz Olegário Gurgel. A conduta dos políticos durante o período eleitoral também deve obedecer à lei trabalhista, que veda a exploração mão de obra infanto-juvenil .

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, aponta como uma das piores formas de trabalho da criança e do adolescente, qualquer atividade que, por sua natureza ou pelas circunstâncias em que é executada, seja suscetível de prejudicar a saúde, segurança e moral da criança e do adolescente. O ECA também veda expressamente o trabalho do adolescente realizado em locais prejudiciais à formação e ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.

A notificação expressa ainda que os partidos e coligações devem dar ampla publicidade aos termos da recomendação, encaminhando-a aos diretórios municipais e candidatos. Caso a recomendação não seja atendida, os partidos e seus representantes podem ser punidos.

Fonte: nominuto.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Consult/FCDL: Dilma Rousseff lidera pesquisa estimulada com 49,06%





Na disputa à Presidência da República com pergunta estimulada, 49.06% dos entrevistados votariam na candidata do PT, Dilma Rousseff, de acordo com pesquisa contratada pela FCDL-RN, realizada pela Consult e divulgada nesta quinta-feira (5) na SimTV e Jornal de Hoje.

José Serra (PSDB) aparece em segundo lugar, com 22%. Marina Silva (PV) ganha espaço na opinião dos eleitores e receberia 6.12% dos votos. Os candidatos Plínio Arruda (PSOL) e Zé Maria (PSTU) aparecem com 0.1% na pesquisa realizada entre 30 de julho a 2 de agosto de 2010.

Os que ainda não souberam optar somam 17.4% dos entrevistados e os que não pretendem votar em nenhum dos candidatos, 5.3%.

A avaliação mostrou também que 87.76% dos potiguares aprovam o governo Lula, contra 6.88% que desaprova e 5.35%, que declararam não ter opinião formada.

A pesquisa foi registrada com o número 21543/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com o número 20261/2010, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER-RN), em 30 de julho deste ano.

Dilma
A pesquisa da Consult confirma a tendência de crescimento da candidata petista, com resultado paralelo ao do levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes CNT/Sensus também divulgado hoje, onde Dilma Rousseff apresentou 30,4%, contra 20.2% de Serra e 5% de Marina Silva das intenções de voto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Fonte: nominuto.com

Coligação Vitória do Povo entra com ação contra rádio 96 FM

A coligação “Vitória do Povo” entrou com ação contra a rádio 96 FM, por entender que durante o Jornal 96, do dia 3 de agosto, o jornalista Diógenes Dantas deu tratamento privilegiado aos candidatos Rosalba Ciarlini (DEM) e José Agripino (DEM), ao ler notas em resposta às declarações da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que foi entrevistada no dia anterior, e criticou a atuação dos parlamentares no Senado.

“Estamos solicitando a aplicação de multa por entender que o jornalista privilegiou os candidatos da coligação Força da União. Ele não respeitou a igualdade de oportunidade para que os candidatos se pronunciassem”, disse o advogado da Vitória do Povo, Érick Pereira.

O Jornal 96 fez uma rodada de entrevistas com os principais candidatos ao Senado, segundo as pesquisas de intenção de voto. A candidata da coligação Vitória do Povo ao Senado, Wilma de Faria (PSB) criticou a atuação dos senadores potiguares, no dia 2 de agosto. No dia seguinte, as assessorias da candidata ao Governo, Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino, encaminharam notas de esclarecimento sobre as declarações da ex-governadora. A atitude de disponibilizar espaço para a leitura dos “esclarecimentos” foi entendida como privilégio aos democratas.

Fonte: nominuto.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Arrecadação baixa leva Serra a pedir doação pessoalmente

Sob pressão de aliados nos Estados, o comando do PSDB pediu que o candidato do partido à Presidência, José Serra, atue pessoalmente na arrecadação de recursos para a campanha eleitoral, informa reportagem de Catia Seabra, publicada nesta quarta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Dilma arrecada mais do que Serra e Marina juntos

Segundo tucanos, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), discutiu o tema com Serra numa reunião na noite de segunda-feira. O argumento é que os empresários preferem contato direto com o candidato antes de concretizar as doações.

Além de conversar com empresários, Serra deverá intensificar agenda de encontros destinados à arrecadação, como um recente jantar com o setor de siderurgia. De acordo com tucanos, ele concordou ainda em participar de um evento proposto pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que concentra boa parte do PIB nacional.

A reportagem informa que. nesse esforço de arrecadação, estão na mira, além das siderúrgicas, também bancos e empreiteiras. Para driblar resistência do setor bancário, Serra escalou um homem do sistema financeiro --Sérgio Silva de Freitas, ex-dirigente do Itaú-- para a tarefa de arrecadação.

Fonte: Folha.com

Candidatura de Serra afunda

Tá dando até pena. E deixo os trocadilhos sobre tucanos depenados para vocês. A candidatura de José Serra afunda a olhos vistos. Sem tempo de TV, sem dinheiro de campanha, sem discurso, caindo nas pesquisas, só resta mesmo ao tucano se enfiar em São Paulo, seu reduto eleitoral, como fez ontem, e tentar se consolar com os afagos diários que recebe na grande imprensa.

Outro dia, conversando com um colega, a gente estava brincando sobre isso. Serra deve ler a Veja com os olhos esbugalhados de prazer, pensando algo como:

- Como eu sou bom!!!! Como Dilma é horrível!!! Lula é uma droga!!!!

E aí parte para os blogs da Veja, e tem mais prazer ainda:

- Ulalá!!! Eu sou demais!!! Lula é mesmo um apedeuta!!!

Acontece que a Veja, pelo menos por enquanto, ainda não conseguiu moldar a realidade a seu mundinho esquizóide-fascista. O máximo que a revista consegue é moldar a mente de alguns débeis mentais que ainda acreditam nela. Políticos do DEM chegam ao cúmulo de estampar anúncios grátis da Veja em seus blogs.

O blog Amigos do Serra tem uma seção intitulada "blogueiros", onde Reinaldo Azevedo, o esgotão da Veja, é praticamente o único autor linkado.

Quer dizer, era. O blog saiu do ar...

Por fim, as publicações serristas estão perdendo ações na Justiça... PT acaba de ganhar direito de resposta na Veja.

Pelo visto, a diatribe do (cadê ele, sumiu?) vice-índio rendeu anúncio grátis de página inteira para o PT na publicação mais antipetista do mundo...

*

No Amazonas, o senador Arthur Virgílio, aliou-se ao candidato dilmista ao governo do estado, e tem evitado sequer mencionar o nome do tucano em público.

Em todo o Brasil, a mesma cena se repete.

José Serra está vivenciando, ao vivo e a cores, o clássico processo de CRISTIANIZAÇÃO. Ou seja, é o candidato oficial da oposição, mas grande parte dos quadros ligados ao PSDB e DEM aliaram-se às forças dilmistas em virtude de necessidade de sobrevivência política.

O que nós esperamos é que esses oportunistas que se agarram parasitariamente em Dilma não consigam realizar seu intento, e que ganhem apenas aqueles que, efetivamente, integrem o leque das alianças em torno da ex-ministra.

*

Dentro de alguns dias, começa a propaganda eleitoral. Na quinta-feira, teremos o debate dos presidenciáveis na Band. A campanha vai esquentar.

Fonte: Óleo do Diabo

A Eleição 2010 Em Macaíba

Em Macaíba, os três governadoráveis – Iberê Ferreira de Souza, Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo - já contam com seus apoiadores oficiais na eleição deste ano. O candidato da situação, Iberê, espera contabilizar uma boa votação, uma vez que conseguiu unir três lideranças importantes em seu grupo político pisa-na-fulô: a prefeita Marília Dias (PMDB), o ex-prefeito Luiz Gonzaga Soares (PSB) e o ex-vereador João Marques (PT). Os dois últimos estiveram unidos na campanha de 2008 contra a atual prefeita. Ao atrair Marília para seu grupo, Iberê acabou repelindo Luizinho. Mas com a indicação de Vagner Araújo para companheiro na chapa governista, foi feita uma articulação para trazer o ex-prefeito de Macaíba de volta ao sistema. Marília, Luizinho e João Marques apóiam Dilma Rousseff para presidente. Mas a prefeita fica com Garibaldi Alves (PMDB) e, talvez, Agripino (DEM) para o Senado, deputado federal Henrique Alves (PMDB) e deputado estadual Ezequiel Ferreira (PTB). Luizinho, segundo informações, fica com Wilma e Garibaldi para o Senado e deputado estadual Miguel Weber (PV). O seu deputado federal ainda não foi divulgado. O petista João Marques fica com Hugo Manso e Wilma de Faria para o Senado, Geraldão para federal e Mineiro para estadual. Já o ex-prefeito Fernando Cunha (PMN), fica com Rosalba Ciarlini (DEM), governadora; senadores José Agripino e Garibaldi; deputado federal Fábio Faria (PMN) e deputado estadual Ricardo Motta (PMN). O voto para presidente ainda é uma incógnita. Correndo por fora, um quarto grupo surge no cenário político, liderado pelo vereador Eduardo Santos (PMN), o Rôdo, que apóia Carlos Eduardo (PDT) para governador; Garibaldi e Wilma de Faria (PSB), senadores; João Maia (PR), deputado federal; e Kelps Lima (PR), deputado estadual.

Fonte: Potiguar Notícias - Coluna de Rômulo Stanrlêy.

Cara de Pau.

Quanta incoerência partidária tem o senhor Garibaldi Alves Filho! O seu material publicitário traz o candidato ladeado por Lula e Dilma Rousseff. Só que os antenados em política sabem que o senador está declaradamente unido a Rosalba Ciarlini e José Agripino, ambos do DEM, que no cenário na­cional são adversários de Lula e Dilma. Inclusive, cau­saram prejuízos incalculáveis ao Governo Fede­ral, prejudicando a administração petista. Ou seja, está pegando carona na popularidade dos outros.

Fonte: Potiguar Noticias - coluna de Rômulo Stanrlêy

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Temendo ser preso, Diogo Mainardi foge

Em sua coluna na Veja desta semana, Diogo Mainardi, o pitbul da direita nativa, deu uma notícia que alegrou muita gente. Anunciou que deixará o Brasil. Num texto empolado, ele não explica os motivos da decisão. A única pista surge na frase “tenho medo de ser preso” – será uma confissão de culpa? “Oito anos depois de desembarcar no Rio de Janeiro, de passagem, estou indo embora. Um vagabundo empurrado pela vagabundagem”. Concordo totalmente com a primeira descrição!

O enigmático anúncio levantou muitas suspeitas. Para o blogueiro Paulo Henrique Amorim, uma das vítimas das difamações e grosserias deste pseudojornalista, ele está fugindo para não pagar o que deve. “O Mainardi me deve dinheiro. Ele perdeu no Supremo Tribunal Federal, por decisão do Ministro Toffoli, recurso em uma causa que movo contra ele. Contra ele e o patrão, o Robert (o) Civita... Interessante é que o próprio Mainardi foi quem disse que só escrevia por dinheiro”.

“Fim de uma era de infâmia”

Luis Nassif também suspeita que Mainardi vá deixar o país para evitar a Justiça. A referência ao medo de ser preso “é real. Condenado a três meses de prisão por calúnias contra Paulo Henrique Amorim, perdeu a condição de réu primário. Há uma lista de ações contra ele. As cíveis, a Abril paga, como parte do trato. As criminais são intransferíveis. E há muitas pelo caminho. Há meses e meses meus advogados tentam citá-lo, em vão. Ele foge para todo lado”.

Para o blogueiro que já foi alvo das agressões do pitbul da Veja, o festejado anúncio representa “o fim de uma era de infâmia”. “O problema não é o Mainardi. Ele é apenas uma figura menor que, em uma ação orquestrada, ganhou visibilidade nacional para poder efetuar os ataques encomendados por Roberto Civita e José Serra. Quando passar o fragor da batalha, ainda será contado o que foram esses anos de infâmia no jornalismo brasileiro”.

“Sou um conspirador da elite”

André Cintra, editor de mídia do portal Vermelho, apresenta ainda outra hipótese. Ele constatou que Mainardi perdeu espaços na imprensa, inclusive na Veja. “Ele perdeu credibilidade e, talvez, renda”. Essa suspeita já fora apontada, algum tempo atrás, por Alberto Dines, do Observatório da Imprensa. “Há poucos meses, ele puxava o cordão dos que mais recebia mensagens; agora nem aparece no esfarrapado Oscar semanal. O leitor da Veja já não agüenta tanta fanfarronada”.

Levanto aqui outra suspeita. Filhinho de pai, Mainardi sempre fez turismo pelo mundo. Ele não tem qualquer vínculo com o país e seu povo. Até escreveu um livro sugestivamente intitulado de “Contra o Brasil”. Na fase recente, com a eleição de Lula, seu ódio ficou mais doentio. “Sou um conspirador da elite, quero derrubar Lula, só não quero ter muito trabalho” (Veja, 13/08/05). Ele chegou se gabar de “quase ter derrubado o presidente Lula” e ficou furioso com a sua reeleição.

Coitado do cão sarnento

Este “difamador travestido de jornalista”, como bem o definiu o ministro Franklin Martins, fez inimigos por todos os lados. Satanizou o sindicalismo, o MST, os intelectuais e as lideranças de esquerda no país e no mundo. Apoiou o genocídio dos EUA no Iraque e destilou veneno contra Fidel Castro, Evo Morales e Hugo Chávez. O seu egocêntrico “tribunal macartista mainardiano”, no qual fez acusações levianas contra vários jornalistas, gerou protestos das entidades do setor.

Odiado por todos e prevendo a derrota do seu candidato nas eleições de 2010, Mainardi anuncia agora: “Vou embora”. Talvez não sinta mais clima para ficar no país e perceba que suas bravatas fascistas não convencem muita gente. Teme até ser preso por suas difamações e calúnias. Não agüentaria a continuidade da experiência aberta pelo presidente Lula, com a eleição de Dilma Rousseff. No twitter, brinquei que sua fuga lembra o cachorro sarnento que abandona o próprio dono. Muitos reagiram: é sacanagem com o pobre animalzinho. Concordo e peço desculpas!

Fonte: Blog do "Miro" Altamiro Borges

"Os leitores da revista veja sejam eles fanáticos ou não, assim como eu devem ter percebido que há muitos tempo que o redator da resvista "Diogo Mainardi" em sua coluna, vem sempre batendo na imagem do atual presidente da república (Lula), mesmo ele sabendo que o presidente Lula é o presidente que trouxe mais avanços para o Brasil, isto não é uma opnião minha, mas sim a opnião do povo brasileiro pois como percebemos as últimas pesquisas mostram que o mesmo tem aprovação de quase 90% da população.
Mais será uma boa para aqueles leitores que assim como eu estão cansados de ler matérias na revista, que além de mentirosas convenhamos que também são cansativas"

Billy jean, estudante.