sábado, 31 de março de 2012

UFRN firma convênio de colaboração com Universidade de Cuba




Via Portal da UFRN

A pesquisadora Cristiane Elizabeth Costa de Macedo, do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve projeto de estudo sobre produção de alimentos e de biocombustíveis aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério de Educação Superior de Cuba (MES-Cuba).

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), com vínculo ao Programa de Pós-Graduação das duas instituições.

A ideia é promover estudos sobre a produção de alimentos e de biocombustíveis a partir de plantas submetidas a estresse salino e hídrico, além de desenvolver atividades de colaboração entre as instituições de Cuba (Universidade de Havana – UH) e do Brasil (UFRN). Dentre as atividades de cooperação está incluso o intercâmbio de pesquisadores e doutorandos dos dois países.

As atividades do projeto começam a partir de junho deste ano e como primeira atividade de colaboração entre os dois países, a UFRN receberá a visita do pesquisador Eduardo Alfonso Ortega Delgado e uma doutoranda da Universidade de Havana (Cuba).

Já a segunda atividade será a ida para Cuba da professora Cristiane Macedo (UFRN) e do doutorando Yuri Melo, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa vinculadas ao projeto.

Além disso, o convênio firmado entre a UFRN e a Universidade de Havana visa estimular pesquisadores da instituição a buscarem o intercâmbio entre professores e pesquisadores que integram a rede de colaboração.
Fonte: Síntese Cubana.

terça-feira, 27 de março de 2012

Semana de Artes Gráficas

Começou ontem (26) e segue até sexta-feira (30), a primeira Semana de Artes Gráficas realizada no Estado. O evento é organizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (Singraf-RN) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica do RN (Abigraf-RN), com a responsabilidade técnica da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e o patrocínio do Sebrae Nacional.

O evento é gratuito e tem como objetivo promover a atualização de empresários e funcionários do setor gráfico em relação às inovações e adequações do mercado. No ano de 2011 foram atendidos mais de 4 mil profissionais, nas diversas áreas gráficas, em todo Brasil.

O presidente do Singraf-RN, Vinícius Costa Lima considera uma vitória que este evento venha até os profissionais do Rio Grande do Norte. “Teremos a oportunidade de ampliar conhecimentos em setores fundamentais para o crescimento das empresas, como a área de produção, gestão e, principalmente, em qualidade de vendas”, afirma Vinícius.

A semana de palestras tem início com a apresentação do Programa Graphia - Projeto de Exportação do Setor Gráfico. Terça-feira (26) e quarta-feira (27), o palestrante Auro Aldo Gorgatti aborda o tema “Como Conquistar Clientes e Aumentar as Vendas na Indústria Gráfica”. Já Guilherme D´Assunção vai expor a elaboração do mapa de custos e vendas para o segmento.




Serviço

Local: Nóbile Suítes Ponta Negra Beach (Rua Pedro Fonseca Filho, nº 1393, Ponta Negra)

Inscrição: www.abtg.org.br

Data: de 26 a 30 de março

Horário: 18h30 às 22h30

sexta-feira, 23 de março de 2012

PEC do Trabalho Escravo deve ser votada até 13 de maio

Após mobilização em Brasília, Contag recebe do governo e de deputados a confirmação de que a PEC do Trabalho Escravo será votada até 13 maio, dia em que a abolição da escravidão no Brasil completa 124 anos. Entretanto, entidade fica insatisfeita com retorno do governo sobre suas outras reivindicações, relativas a melhores condições de trabalho para assalariados rurais.

Vinicius Mansur

Brasília - Trazendo cerca de quatro mil assalariados rurais para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) cobrou do governo federal e do Congresso Nacional, nesta terça-feira (20), condições de trabalho decente. Durante o ato, 27 caixões, representado cada um dos estados mais o Distrito Federal, foram carregados, simbolizando a morte dos trabalhadores por trabalho extenuante e contaminação por agrotóxicos.

Uma das reivindicações da entidade é a aprovação da PEC 438, que endurece as penas para quem for flagrado mantendo condições de trabalho degradantes. “É inadmissível imaginar que num país com as dimensões do Brasil ainda aconteçam práticas da época da colonização e, pior, patrocinadas pelo governo [financiamentos do BNDES]. Até hoje nenhum escravista foi preso. A PEC trata disso e também da reversão da terra para a reforma agrária sem indenização”, disse o diretor de Política Salarial da Contag, Antônio Lucas.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 1995 a 2010, 39.180 trabalhadores foram flagrados, e resgatados, em condições análogas às da escravidão. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), no relatório “Uma aliança global contra o trabalho escravo”, apontou que cerca de 25 mil pessoas ainda trabalham, no Brasil, nestas condições.

Nos encontros que teve, na tarde desta terça, com o ministro da Secretária Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a Contag recebeu a garantia de que a PEC 438 será votada até 13 maio, dia em que a abolição da escravidão no Brasil completa 124 anos. “Queremos aprovação da PEC para comemorar a abolição da escravidão e eles nos disseram que é compromisso do governo, da Dilma e do PT aprovar até o dia 13”, afirmou Antônio Lucas.

Uma ampla comitiva liderada pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), membro da Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo, percorreu as lideranças dos partidos na Câmara para cobrar o mesmo compromisso. “A uma grande adesão. Veem que é uma forma de limpar a imagem da Câmara. O Henrique Eduardo Alves [líder do PMDB,] se colocou favorável, acha uma vergonha nacional”, comentou Dutra.

São necessários 308 votos para a aprovação da PEC neste segundo turno de votação na Câmara.

Outras pautas
As respostas do governo às demais pautas da mobilização, entretanto, não agradaram a Contag. Entre elas estavam uma política nacional para geração de emprego e renda no campo, simplificação dos procedimentos de formalização dos contratos de curta duração, qualificação de 400 mil assalariados rurais, ampliação do seguro desemprego, fim da pulverização aérea de agrotóxicos e proibição de nove princípios ativos que compõe os venenos.

“Eles fizeram um caderno de resposta, mas colocaram muitas dificuldades, disseram que algumas coisas dependem de mudança de lei e que não tiveram muito tempo para responder. Nós criticamos, eles pediram mais 30 dias de prazo e nós aceitamos”, relatou Antônio Lucas.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2009 aponta que 64,9% dos trabalhadores rurais estão em situação de informalidade, cerca de 3,2 milhões de pessoas.

FONTE: Carta Maior

quinta-feira, 22 de março de 2012

Hoje é o dia mundial da água




DIA MUNDIAL DA ÁGUA:

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

terça-feira, 13 de março de 2012

Convocação para greve nacional dos trabalhadores em educação - CNTE

vídeo com convocação da CNTE para greve nacional dos trabalhadores em educação (14, 15 e 16 de março).

http://youtu.be/U-aCsufP3Bo

Para refletir...



Existe um pensamento muito famoso com a seguinte lição de vitória:A união das pessoas pode derrubar qualquer sistema.

Não existe poder que resista diante de um exército de pessoas unidas em um só propósito. Em uma guerra nem sempre vencem os mais fortes ou os maiores, mas aqueles que trabalham em maior união.

Há um provérbio africano que diz o seguinte: A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome.


Paulo César

segunda-feira, 12 de março de 2012

TRE-RN abre seleção para estágio

O TRE-RN abriu neste início do mês de Março do corrente ano uma seleção para classificar estagiários para prestarem serviços ao orgão. Para se candidatar, o(a) pretendente ao cargo deve estar cursando no mínimo o 2º ano do Ensino Médio. Em Macaíba, estão sendo oferecidas três vagas. O período de inscrição durará até o próximo dia 16 de Março.



Documentação necessária:



1 Ficha de Inscrição com todos os dados pessoais e curriculares do estudante;


2 Histórico escolar com todas as disciplinas cursadas até dezembro de 2011;


3 RG e CPF (cópias autenticadas pelo servidor do cartório frente os originais);


4 Declaração da Instituição de Ensino constando o ano(série) em que o aluno está matriculado;


5 Declaração de ausência de parentesco;



6 Declaração de que não foi estagiário no TRE-RN.



Mais informações na sede de Macaíba, situada na Rua Ovídio Pereira da Costa, nº10. Por trás do antigo campo da Famosa.



* Andry Morais

"O Globo" denuncia funcionários fantasmas em gabinetes de senadores do RN




Uma matéria publicada no jornal "O Globo" sobre funcionários fantasmas em gabinetes de políticos traz denúncias contra os senadores José Agripino (DEM) e Paulo Davim (PV). Segundo a notícia, o presidente do Democratas emprega em seu gabinete a estudante de medicina Gleika de Araújo Maia com um salário de R$ 4 mil, mas a mulher não trabalha no local, pois realiza um estágio na Espanha desde agosto de 2011.

Gleika Maia é sobrinha do deputado João Maia (PR) e do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, demitido por manter escondidos os atos de nomeações e benefícios de pessoas protegidas pelos senadores. O jornal afirma que depois de ser procurado pela reportagem, Agripino demitiu a funcionária

Ainda de acordo com a informações apuradas pelo "O Globo", o senador Paulo Davim paga R$ 8,1 mil para a cardiologista Carla Karini de Andrade Costa, sua sócia em uma clínica aqui no Estado. Segundo dados do Ministério da Saúde, ela cumpre 50 horas semanais de trabalho no exercício da Medicina. A assessoria de Davim sustenta que 80% dos pronunciamentos do senador na tribuna do plenário versam sobre saúde. E ela seria a consultora técnica.


Fonte: O Globo
Comente

sábado, 10 de março de 2012

TV Cultura demite 50 às vésperas de privatizar programação

Sindicato dos Jornalistas estranha demissão de 50 funcionários da TV Cultura
por Raoni Scandiuzzi, Rede Brasil Atual, sugerido pelo Gerson Carneiro
Publicado em 08/03/2012
São Paulo – O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto de Oliveira Camargo, o Guto, disse “não ter lógica” a iniciativa da TV Cultura em demitir 50 funcionários às vésperas do lançamento de novos programas pela emissora. O comunicado sobre a demissão em massa foi feito na terça-feira (6) e justificado apenas como uma reestruturação.
“É inadmissível que estas demissões ocorram no mesmo momento em que várias possibilidades de trabalho são abertas. Isso sem falar no acumulo de funções que a medida trará para os trabalhadores que permaneceram”, criticou Camargo em um comunicado publicado no site do sindicato.
Para ele, a decisão da Cultura contraria as garantias dadas no ano passado por João Sayad, presidente da emissora. “Tal ação parece fazer parte do plano de reestruturação da TV Cultura anunciado no passado, com demissão de vários profissionais, e que segundo Sayad já havia sido encerrado.”
No início do ano, a emissora divulgou que estava sendo gestada uma nova grade de programação. Entre as mudanças, foi anunciada a concessão de horários para empresas de comunicação privadas as que editam os jornais Folha de S .Paulo, O Estado de S. Paulo e a revista Veja. O programa da Folha estreará neste domingo (11).

quinta-feira, 8 de março de 2012

Sociedade civil assume presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), transferiu nesta terça-feira (07) a presidência do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Conanda) para um representante da sociedade civil. Pelos próximos 12 meses, ficará à frente do órgão a assistente social Miriam dos Santos, que foi eleita por aclamação durante reunião do Cananda ocorrida na tarde de ontem na sede da SDH. Mirian já exercia a vice-presidência do colegiado.

Como vice-presidente, assume a atual secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem Oliveira, que foi indicada pelo governo. A presidência do colegiado, que é composto por representantes da sociedade civil e do governo, é revezada. No último ano, o cargo foi ocupado pelo governo.

Ao deixar o posto, Maria do Rosário ressaltou a importância do colegiado para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do País e agradeceu a parceria e apoio da sociedade civil na condução das atividades do Conanda. Rosário lembrou que uma das principais tarefas do órgão este ano será a elaboração da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será entre os dias 11 e 14 de julho, em Brasília.

Suplência – Durante a reunião de ontem também tomou posse no Conanda a diretora nacional de Políticas Temáticas da Crianças e do Adolescente da SDH, Nadine Borges. A diretora assume como suplente da vice-presidente Carmen de Oliveira.

Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 7 de março de 2012

Governadora veta 17 projetos aprovados pela Assembleia Legislativa

Em sessão extraordinária realizada no final da manhã do último dia 02 do corrente mês, foram lidos os vetos da governadora Rosalba Ciarlini a 17 projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa, sendo 15 de iniciativa dos deputados, 1 do Ministério Público e outro do Tribunal de Contas.
O governo está vetando, integralmente, projetos apresentados pelos deputados Larissa Rosado, Fernando Mineiro, Gustavo Carvalho, Leonardo Nogueira, Gustavo Fernandes, Walter Alves, Márcia Maia, Antônio Jácome, Dibson Nasser, Hermano Morais e Gesane Marinho.
O projeto do Ministério Público, vetado parcialmente dispõe sobre a criação de estágio para estudantes de pós-graduação, denominado MP Residência. O do Tribunal de Contas do Estado, que também recebeu veto parcial, dispõe sobre a Lei Orgânica do TCE.
De autoria da deputada Larissa Rosado foram vetados os projetos que dispõem sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, disponibilizarem carteiras escolares destinadas aos alunos com deficiência; e sobre a política de segurança nas escolas da rede estadual de ensino.
De Fernando Mineiro foram vetadas a matéria que institui o Sistema Estadual de Bandas de Músicas e o projeto que define os Centros de Inclusão Digital como de especial interesse social, como entidades prestadoras de serviços multipropósitos.
Da iniciativa do deputado Gustavo Carvalho os vetos recaíram sobre os projetos que “dispõe sobre a serva de 5% das vagas para pessoas portadores de necessidades especiais nos cursos de graduação oferecidos pela UERN” e o que “dispõe sobre a criação do Programa de Transporte Social Universitário”.
Os projetos que dispõe sobre a obrigatoriedade da inserção em todos os recipientes de bebidas alcoólicas, de advertência sobre o perigo de ingestão de álcool por mulheres durante o período de gestação; e o que dispõe sobre a concessão de benefício fiscal nas vendas de veículos de duas rodas para moto taxista e entregador, de autoria de Leonardo Nogueira também receberam vetos.
Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 2 de março de 2012

Macaíba: Sinsemac realiza seminário no Pax Club




Com o tema “Que direito temos?”, no dia 8 de março, a partir das 13h, o Sinsemac (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba) realiza Seminário no Centro de Convivência Pax Club.

O seminário tem como público alvo pessoas do sexo feminino, sendo que, o evento acontecerá no Dia Internacional da Mulher.

Os interessados poderão efetuar suas inscrições pelo número (84) 3271-3285 ou no escritório do Sindicato, que fica na Avenida Mônica Dantas, próximo à prefeitura do município.

quinta-feira, 1 de março de 2012

MEC divulga valor do novo piso nacional de professores em R$ 1.451

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta segunda-feira (27) que o piso salarial nacional dos professores será reajustado em 22,22% e seu valor passa a ser de R$ 1.451,00 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A decisão é retroativa para 1º de janeiro deste ano.

Segundo o MEC, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. O piso aplicado em 2011 foi de R$ 1.187, e em 2010, de R$ 1.024.

A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. Estados e municípios podem alegar não ter verba para o pagamento deste valor e, com isso, acessar recursos federais para complementar a folha de pagamento. No entanto, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.


Fonte: Globo.com

Desemprego juvenil será tema da 2ª Conferência Internacional da Juventude Sindicalista

Nos dias 29 e 30 de abril, jovens trabalhadores/as de várias partes do mundo se reunirão em Havana, Cuba, para a 2ª Conferência Internacional da Juventude Sindicalista. Além de discussões e debates sobre o desemprego juvenil, os/as participantes do evento ainda aproveitarão a ocasião para realizar uma manifestação no dia 1° de maio em referência ao Dia do Trabalhador.

Convocada pela Federação Mundial Sindical (FSM), a Conferência terá como tema: O desemprego nos jovens – a saída do problema. "O problema social do desemprego nos jovens no atual mundo capitalista afeta a todos os problemas a todos os níveis: a educação, a saúde, a fundação de uma família, a realização pessoal, a cultura, a delinquência, as drogas, a pobreza, a sobre-exploração. Ao mesmo tempo, diante da nova geração nos apresenta uma questão básica: Qual é a saída? Qual é a resposta? Qual é a solução? Como vai ser o amanhã e o presente para a juventude?”, indaga a convocatória.

Os/ as interessados/as em participar do evento devem se inscrever através de seus sindicatos. Serão permitidos apenas três jovens por organização. A Federação pede aos/às participantes que cheguem a Cuba no dia 28 ou no dia 29 de abril pela manhã e permaneçam no país até a noite do dia 1º de maio ou até o dia 2 a fim de que participem da "Grande Manifestação do Primeiro de Maio”.

A2ª Conferência Internacional da Juventude Sindicalista acontece quase dois anos e meio depois da realização da 1ª Conferência, ocorrida em novembro de 2009 em Lima, Peru.

Para mais informações sobre a Conferência Internacional da Juventude Sindicalista, escreva para:info@wftucentral.org ou youth@wftucentral.org

Juventude e Desemprego

Pesquisas e estudos revelam que são os/as jovens os/as mais afetados/as pela crise econômica mundial. Um dos principais problemas enfrentados por eles/as nesses momentos é o desemprego. EmTendências Mundiais do Emprego 2012, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que, em nível mundial, os jovens têm três vezes mais possibilidade de ficar desempregado do que os adultos. De acordo com o estudo, em 2011, 74,8 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estavam desempregados.

O desemprego juvenil também foi destaque no Relatório Mundial da Juventude "Emprego de Jovens: Perspectivas da Juventude na Busca de Trabalho Decente em Tempos de Mudança”, divulgado no início deste mês pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o estudo, a taxa de desemprego global entre os jovens atingiu o recorde histórico em 2009, com 75,8 milhões de jovens sem emprego.

De acordo com ONU, em períodos de crise, os jovens, geralmente, são os últimos a serem contratados e os primeiros a serem demitidos. Comparando as taxas de desemprego entre jovens e adultos, o relatório aponta que o índice de desemprego juvenil é muito mais alto do que o adulto. Enquanto a taxa de desemprego entre os jovens, no ano de 2010, foi de 12,6%; entre os adultos, foi de 4,8%. O relatório da ainda destaca que 24% dos trabalhadores pobres do mundo são jovens.

http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=64604