segunda-feira, 30 de maio de 2011

Audiência Pública sobre politicas públicas e desafios para a juventude












A Audiência pública sobre políticas públicas e desafios para a juventude ocorreu no último dia 25 de maio, no Plenarinho da assembléia legislativa do RN.
O evento teve uma duração de aproximadamente 4 Horas e contou com a presença de cerca de 60 jovens.

Marcha da maconha ocorre em Natal




Diferentemente do que ocorreu em outras cidades brasileiras, a marcha da maconha de Natal saiu. E saiu escoltada pela Polícia Militar. Para autorizá-la, os organizadores tiveram de assinar um termo de ajustamento de conduta, que entre várias ações, proibiu consumo e venda de qualquer tipo de substancia ilícita.
"Entramos em comum acordo com a policia", explicou Isabela Bentes, uma das organizadoras da marcha. "Em outras cidades proibiram. Aqui autorizaram, mas impuseram alguns limites", esclareceu. A expectativa era levar ate mil manifestantes para as ruas, segundo cálculos da organização.

Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Duas mil pessoas fazem protesto pedindo saída de Micarla e Rosalba












Numa das maiores manifestações de rua já vistas em Natal, cerca de duas mil pessoas, principalmente jovens, universitários e estudantes de escolas públicas e privadas, ocuparam o cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, em frente ao Shopping Midway Mall, na noite desta quarta-feira (25), para pedir a saída da prefeita Micarla de Sousa (PV) e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

O protesto teve início às 18h e só começou a se dispersar perto das 20h, quando a chuva começou a cair. De acordo com manifestantes, o movimento é "descentralizado" e foi convocado através das redes sociais Twitter e Facebook.

O jovem Marcos Aurélio comparou a manifestação em Natal com os protestos em curso na Espanha, onde milhares de pessoas se tomaram as ruas de Madri e outras cidades espanholas para reivindicar pela "democracia real". "É a revolução das redes sociais", disse entusiasmado.

Bruno Costa, integrante da Juventude do PT, disse que os estudantes iniciaram uma onda de protestos desde o aumento da passagem urbana para R$ 2,20. "Mas depois vimos que o problema não era só o transporte, mas era generalizado. Como não se discute saídas negociadas, o jeito é vir para as ruas protestar", explicou.

Apesar de militante petista, Bruno afirmou que o movimento é "apartidário" e "auto-gestionado". "A manifestação foi convocada pela internet e não é iniciativa de nenhum partido político".

Além da juventude petista, militantes do PCdoB, PSB e até do DEM participaram do protesto, mas a maioria dos presentes era formada por jovens sem nenhuma ligação partidária.

Com nariz de palhaço e uma placa com as frases "Fora Micarla", "#riogrevedonorte" e "Buracos de Natal", Alice Lemos, 21 anos, estudante do curso de Ecologia da UFRN, disse que resolveu participar da manifestação por considerar "insuportável a falta de rumo" da administração da prefeita Micarla de Sousa.

"Micarla prometeu muita coisa, mas fez tudo ao contrário. A situação nas escolas está uma vergonha", desabafou.

O tom de crítica foi o mesmo do estudante Felipe Marinho, 23 anos, aluno do curso de Publicidade da UFRN. "A cidade está um caos, em péssimas condições em todas as áreas. Transporte, saúde e educação simplesmente não funcionam".

O taxista Reginaldo Firmino, 48 anos, vestiu-se de Papai Noel para chamar a atenção de quem passava pelo local. Ele disse que o povo de natal estava se sentindo "humilhado" pela situação em que a cidade se encontra. "O povo está sofrendo com o abandono da cidade", queixou-se.

Apesar de haver manifestações contra a governadora Rosalba Ciarlini, os principais gritos de guerra que ecoaram entre os jovens eram mesmo direcionados à prefeita Micarla de Sousa.

Faixas e cartazes com "Fora Micarla", "O povo está na rua, Micarla a culpa é sua" e "Micarla, a pior prefeita do Brasil" foram estendidas nos cruzamento das duas avenidas. Os jovens usaram nariz de palhaço, buzinas, apitos, megafones e chegaram a queimar pneus para expressarem sua revolta.

Houve princípio de tumulto e discussão entre manifestantes e alguns motoristas incomodados com a interdição do trânsito. A Polícia Militar observava tudo à distância, chegando a intervir algumas vezes para evitar maiores problemas.

Alguns motociclistas tentaram avançar contra os manifestantes. Motoristas saíram dos carros para enfrentar os jovens, mas a discussão foi contida rapidamente. Um dos momentos mais tensos foi quando duas ambulâncias tiveram dificuldade para passar pelo protesto.

Passageiros de ônibus e alternativos que passavam pelo lugar se dividiram entre o apoio e a rejeição ao movimento. Os que reclamavam insultavam os jovens com gritos de "vagabundos" e "arruaceiros". Outros aplaudiam e faziam gestos em sinal de aprovação.

O ex-vereador Hugo Manso (PT) disse que a manifestação representava a "absoluta ruptura entre o povo e a gestão municipal". "Não há a menor sintonia. Esse movimento é espontâneo, em defesa principalmente da saúde e da educação. Não há líderes dirigindo isso aqui. Estou aqui como cidadão", completou.

Às 19h30, os manifestantes liberaram uma faixa da Avenida Bernardo Vieira. Depois, sentaram-se na outra faixa da pista, no cruzamento com a Avenida Salgado Filho, para evitar que outros carros furassem o bloqueio.

Quando começou a chover, perto das 20h, os jovens seguiram em caminhada pela Avenida Salgado Filho, no sentido Centro - Zona Sul. Pararam no cruzamento com a Avenida Antônio Basílio, descendo em seguida para a Avenida Prudente de Morais, onde se concentraram em frente ao Hiper Bom Preço.

Um dos mais manifestantes mais entusiasmados, o advogado Dayvson Moura disse que "Micarla conseguiu o milagre de unir militantes de diversos partidos de direita e de esquerda".

"O próximo ato será em frente à Câmara Municipal. Vamos pressionar até que algum vereador dê entrada ao pedido de impeachment contra a prefeita Micarla de Sousa", contou.

Mas enquanto os vereadores não tomam a iniciativa, durante a manifestação foram colhidas assinaturas para dar entrada a uma ação popular na Câmara Municipal pedindo a saída de Micarla de Sousa da Prefeitura de Natal.

Fonte: Nominuto.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mandato do Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT) Realizará Audiência pública na proxima Quarta-Feira

Deputado Fernando Mineiro (PT) Realiza Audiência pública pra discutir a criação da comissão da verdade













Na última sexta-feira, o mandato do deputado estadual Fernando mineiro realizou no plenarinho da Assembléia Legislativa, uma audiência pública para discutir a criação da comisssão da verdade.
O evento contou com a presença de algumas autoridades como: A Ministra de Direitos Humanos a senhora Maria do Rosário, Senador Garibalde Alves, deputada Federal Fátima Bezerra e alguns outros deputados federais e estaduais, além é claro da participação da população civil e de ex prisioneiros dos militares durante a ditadura militar no Brasil.

Escola Modelo está sendo "Desmodelada"



















Ao lado fotos das dependências da escola e do morador que nos fez a denûncia.






Recebemos uma denuncia de um morador das proximidades da escola José Pinheiro Borges, que a escola que é tida como modelo para as outras da cidade, está sofrendo alguns atos ilicitos.
Visitamos as dependências da escola e constatamos as denuncias do morador que inclusive é pai de um aluno da escola. Procuramos o morador na comunidade e fizemos a entrevista a seguir com o mesmo.

Dados do Entrevistado.

Nome: João Maria Ferreira de Souza "João de Bila"
Idade: 32 anos
Morador da comunidade onde fica a escola e Pai de um aluno que estuda na mesma.

Fala Macaíba: João, Quais são os principais Problemas que estão acotecendo na escola ?
João Maria: O Vandalismo e Roubo. Os vandalos entram na escola e quebram as carteiras, os ventiladores, lâmpadas e etc. Inclusive roubaram alguns ventiladores e um dos computadores da escola. Outros problemas que aconetcem por exemplo é a falta de segurança na escola, o acumulo de lixo nas dependências da escola, a caixa d'água que não é utilizada e a diretora que está na direção da escola a mais de 5 anos, inclusive na escola nunca houve uma eleição para a escolha da direção.

Fala Macaíba: Por quem são praticados esses atos na escola?

João Maria: O vandalismo pelos próprios alunos e os roubos por um rapaz que prefiro não identificar.

Fala Macaíba: Quais as atitudes tomadas pela direção diante aos acontecimentos?

João Maria: Nenhuma, segundo ela, quando aocontece esses atos ela liga para a policia mais segundo ela não resolve porque a policia esta em greve.
Fala Macaíba: O quadro de professores da escola esta completo?
João Maria: Não. Eu não sei especificar as matérias, mas faltam alguns professores sim.

Fala Macaíba: Existe algum projeto benefico realizado na escola pela direção ou pelos professores ?
João Maria: Não existe nenhum. Falo isso pois como pai de um aluno sei bem qual é a realidade da escola.
Fala Macaíba: Chegou ao nosso conhecimento que há serios problemas com o abastecimento de água na escola, isso é verdade ?
João Maria: è verdade sim, na escola existe uma caixa d'água que aproposito nunca foi utilizada, o abastecimento acontece através de um carro pipa que vem encher uma siterna que existe lá, que inclusive a água é muito suja e ja chegou ao caso de encontrar dois sapos mortos dentro da sisterna.
Fala Macaíba: Na escola existe merenda ?

João Maria: Existe, mais sinceramente a merenda não tem um acompanhamento de vigilância e o cardápio nunca varia.
Fala Macaíba: Outra denuncia que chegou a nós, é que na escola existe computadores que nunca foram utilizados pelos alunos, é verdade ?

João Maria: É verdade sim, esses computadores chegaram quando houve a reforma da escola, isso ja faz dois anos e até hoje os alunos não tem direito de usa-los, segunda a diretora esses computadores só podem ser utilizados pelos alunos se tiver um monitor na sala e segundo ela a prefeitura não tem condições de pagar um monitor.
Fala Macaíba: A escola está servindo de ponto para uso de drogas e prostituição ? João Maria: É verdade, a noite o pessoal entram nas dependências da escola para usar drogas e se prostituir.
Fala Macaíba: João e é verdade que os banheiros não estão podendo ser utilizados pelos alunos ?
João Maria: Não pois os banheiros tambem estão todos quebrados.

Fala Macaíba: Que medidas a direção pode tomar para acabar e evitar com os acontecimentos ?

João Maria: Ela deve levar os problemas que ela própria ver e que a população leva para ela, para as autoridades como a secretaria de Educação, pro ministério público e etc.
Fala Macaíba: Mais essas medidas já estão sendo tomadas ?

João Maria: Não. Apenas como ja falei, ela alega que procura a delegacia sempre que aconetce algum desses problemas, mais segundo ela esta em greve.

Fala Macaíba: João, você como quem fez a denuncia, não teme ser vitima das pessoas que praticam os atos ilicitos ?

João Maria: Não, temo apenas a sofrer represária e se isso acontecer, culparei a diretora da escola

Obs: A diretora e reponsável pela escola é indentificada por professora Marijane.

O blog FALA MACAÍBA agradece pela contribuição do senhor João Maria e espera que a direção da escola, a secretaria de educação e a Prefeitura tomem medidas cabiveis para dar um basta nesses problemas encontrados na escola, que são problemas encontrados em várias outras escola do nosso municipio, do nosso estado e do nosso País.